O dia 18 de abril foi uma data que pode ser considerada histórica para a Associação Ministerial da Igreja Adventista na América do Sul. Nesse dia, foi realizado o Seminário de Atualização para Pastores Evangélicos. Na verdade, essa não foi a primeira iniciativa para aproximação dos ministros de outras denominações; pois nos meses de junho de 1995 e fevereiro de 1997, pastores do Distrito Federal p’articiparam de semelhante evento. Mas foi o primeiro seminário transmitido via satélite, a partir dos estúdios do Canal Adsat, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, para todo o Brasil, Leste dos Estados Unidos, Portugal e países da América do Sul.
Coordenado pelo Pastor José M. Viana, secretário ministerial associado da Divisão Sul-Americana, o seminário foi acompanhado ao vivo pelos secretários ministeriais das Uniões brasileiras e alguns pastores do Rio de Janeiro. O tema apresentado na ocasião foi a pregação, discorrido por três especialistas em homilética. O Pastor José Carlos Ramos, diretor do programa de pós-graduação do Seminário Adventista Latino-americano de Teologia, Salt, em Engenheiro Coelho, SP, falou sobre a “Dimensão pastoral da pregação”. O Pastor Alejandro Bullón, secretário ministerial da DSA, discorreu sobre o “Equilíbrio entre a interpretação e aplicação na arte de pregar”. Por sua vez, o diretor do Salt, Setor Nordeste, sediado em Cachoeira, BA, Pastor Luiz Nunes, apresentou o “Alcance evangelístico da pregação”.
A programação teve início às 9h00, desenvolvendo-se até às l3h00, sendo intercalada com mensagens musicais apresentadas pelo quarteto Arautos do Rei e a solista Sonete Costa. Sua realização teve o patrocínio da revista Ministério, que, segundo os organizadores, deverá ser enviada a todos quantos a solicitarem. Para isso, devem ter preenchido um formulário anexo a cada convite distribuído em todas as Associações e Missões. A estratégia prévia que pastores distritais, líderes de instituições e seminários providenciassem equipamento para recepção e transmissão do programa, bem como planejassem locais especiais onde os convidados seriam recebidos. O sucesso foi indiscutível. De Norte a Sul do Brasil, em templos, auditórios de organizações seculares, hotéis, e instituições denominacionais, vários grupos estiveram reunidos.
Projeto Preach
Ancorado pelo Pastor Williams Costa Júnior, o programa permitia a interação com os telespectadores, que via Internet, telefone ou fax. participavam com perguntas (respondidas pelos oradores) e comentários. Nesse sentido o envolvimento superou as expectativas. Mais de 130 mensagens foram recebidas de várias regiões brasileiras, da Argentina e de Portugal.
O Seminário de Atualização Pastoral é a versão moderna do Projeto Preach, na verdade, uma sigla composta pelas iniciais das palavras que formam a frase inglesa Program for reach every active clergy home (programa para alcançar cada clérigo ativo em seu lar). O Projeto Preach existe há mais de 20 anos, servindo como ponte entre a Igreja Adventista e pastores evangélicos, que recebem a revista Ministry. São mais de 80 mil em todo o mundo. O objetivo do programa é mostrar a verdadeira face do adventismo àqueles que o consideram sectário e legalista.
Embora a intolerância para com a Igreja não vá ser totalmente erradicada, o plano tem conquistado algum terreno. Em muitos lugares, a antiga visão tem sido mudada. “A maioria dos pastores contatados tem mudado a maneira de ver a igreja Adventista, passando a nutrir simpatia por ela”, testemunha o Dr. Nikolaus Satelmajer, diretor mundial do projeto, presente ao evento junto com o Dr. Willmore Eva, editor de Ministry. “Hoje”, acrescenta Satelmajer, “a Igreja Adventista é vista como uma das organizações mais empenhadas no crescimento de seus pastores, e está sendo admirada por sua disposição de estender isso a outros ministros, através do seu programa de crescimento profissional.”
Falando sobre a motivação para o engajamento sul-americano nesse plano. o Pastor Viana disse: “A renovação contínua ajudará o ministro de hoje a evitar a obsolescência profissional. Servirá de exemplo e eliminará a ilusão de que apenas trabalhando duro agora, o futuro cuidará de si mesmo. Precisamos estar preparados para superar os muitos desafios que nos aguardam no futuro.”
Reações Positivas
O Seminário de Atualização Pastoral foi bem recebido por seus telespectadores, como indicam os comentários chegados ao estúdio da TV Adsat.
“O Conselho de Pastores e a Associação das Igrejas Evangélicas de Barra Mansa, RJ, parabenizam a iniciativa de promoverem este seminário tão importante e propício para nossa realidade”, foi a declaração que chegou assinada pelo Pastor Valladares Lucas da Silva, da Igreja Batista Vale das Bênçãos. O Pastor Roberval Marinho reuniu “50 pastores evangélicos da capital e do interior, no auditório do Hospital Adventista de Belém”, no Pará, e destacou o interesse de todos na programação.
O Dr. Rubén Pereyra, ex-secretário ministerial da DSA, e que hoje é professor da Universidade Adventista del Plata, na Argentina, também estava ligado: “Sinceras felicitações, e tomara que este programa seja realizado com regularidade.”
Assistindo ao vivo, no estúdio, o Pastor Francisco Amaral, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Nova Friburgo, pastor da Primeira Igreja Batista local e diretor do Seminário Teológico, declarou-se muito bem impressionado com a iniciativa. “As mensagens cristocêntricas deste seminário caracterizam a Igreja Adventista como uma Igreja evangélica”, disse.
Como se vê, não é sem razão que Ellen White aconselha: “Nossos ministros devem procurar aproximar-se dos ministros de outras denominações. Orai por eles, por quem Cristo está intercedendo. Pesa sobre eles solene responsabilidade. Como mensageiros de Cristo, cumpre-nos manifestar profundo e zeloso interesse por esses pastores do rebanho.” ☆