“Coroa da criação, o homem é a mais bela, complexa e perfeita estrutura que conhecemos”.

Criatura inteligente feita por Deus à Sua imagem, o homem é, por isso, filho de Deus (Luc. 3:23 e 38).

“Criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gên. 1:27). Expõe-se aqui com clareza a origem da raça humana. Não existe fundamento algum para a suposição de que o homem veio a existir por um lento processo evolutivo de formas inferiores da vida animal ou vegetal. Nossa linhagem não remonta a uma série de germes, moluscos ou quadrúpedes, mas a um grande Criador. Embora Adão tenha sido formado do pó, era “filho de Deus” (Luc. 3:38; PP, 25). A teoria da evolução pressupõe: 1) A eternidade da matéria ou a capacidade do vazio absoluto para criar a matéria. 2) A geração espontânea da vida (por casualidade). 3) Sabedoria ordenadora nas forças cegas da Natureza. 4) Capacidade do nada para organizar o todo inteligentemente e produzir beleza.

A teoria evolucionista da origem do homem depende de uma cadeia de absurdos. O rompimento de seu elo mais fraco a desmorona e desfaz, mas, como cada uma de suas partes é falsa, a aceitação do todo só é possível mediante raciocínio néscio e obscurecido (Rom. 1:21 e 22). Ao contrário, há coerência lógica em aceitar a existência do “Artífice e Construtor” (Heb. 11:10), ante a realidade de um edifício magnífico, funcional, útil e perfeitamente adaptado às necessidades de seus moradores; e em aceitar a existência do Amoroso Artista, ao percebermos e recebermos os incontáveis dons de beleza que Lhe procedem das mãos e nos enchem de alegria (Sal. 16:11).

Maravilhosamente formado

Pois possuíste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado” (Sal. 139:13 e 14).

Algumas maravilhas da estrutura humana. — 1) Os meios transparentes do olho. 2) A fotorregulação automática da íris. 3) A impressão cromática da retina. 4) A telemetria por meio de visão binocular trigonométrica. 5) A caixa timpânica e a transmissão pneumática-óssea-líquida do som. 6) O caracol do ouvido interno, o órgão de Corti e a percepção do som. 7) O “sonar” acústico por audição biaural e a situação espacial das fontes sonoras. 8) A circulação do influxo nervoso. 9) A neurotransmissão nas sinapses. 10) A auto-regulação computadorizada cerebral do equilíbrio estático e dinâmico. 11) A transmissão neuro-muscular e a resposta contrátil. 12) Os mecanismos de auto-regulação por retroalimentação na hemostase. 13) As espirais de ADR e o código genético. 14) Os mecanismos de coagulação e anticoagulação. 15) Os mecanismos de imunidade celular e hormonal. 16) A hemostase. 17) A hematopoese. 18) A redução cromática nas células germinativas. 19) A fecundação, a nidação e o desenvolvimento do embrião. 20) Por último, uma infinidade de outras incontáveis maravilhas (Sal. 139:16-18). “Quão preciosos me são, ó Deus, os Teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia…”

Coroa da criação, o homem é a mais bela, complexa e perfeita estrutura que conhecemos.

“Aquele que estabeleceu os mundos estelares nos altos céus, e com delicada perícia coloriu as flores do campo, Aquele que encheu a Terra e os céus com as maravilhas do Seu poder, vindo a coroar Sua obra gloriosa a fim de pôr em seu meio alguém para ser o governador da linda Terra, não deixou de criar um ser digno das mãos que lhe deram vida” Patriarcas e Profetas, pág. 28, e criou o homem.

Antropologia (Gênesis 2:7)

Deus não fez um boneco de barro; fez o homem do pó da terra. Temos uma estrutura material (Sal. 103:14), mas em nosso corpo, que é feito de pó, Deus opera o milagre da vida por meio de Seu Espírito (Jó 33:4). Não há vida humana fora do corpo. “O corpo é o único meio pelo qual a mente e a alma se desenvolvem para a edificação do caráter” (M.C., 91).

A mente do homem é função exclusiva do corpo do homem e, em particular, de um de seus órgãos, o cérebro.

“Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima.” — Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 257.

Em Gênesis 2:7, encontramos a “síntese” da vida humana:

— O pó da terra (corpo) + o fôlego de vida (espírito) = ser vivente (alma vivente).

Em Eclesiastes 12:7, encontramos a “diérese”, isto é, a morte do homem, quando “o pó volta à terra, como o era (Gên. 3:19), e o espírito volta a Deus, que o deu” (Sal. 104:29 e 30).

Conceito holístico

O conceito dualista do homem, que concebe a existência de uma alma imaterial e imortal encerrada em um corpo material e mortal, foi introduzido pelo “pai da mentira” em todas as civilizações pagãs. Aristóteles e Platão descreviam a morte como “a libertação da alma da prisão do corpo”.1 Essa doutrina pagã atravessou a filosofia grega e chegou à teologia católica.

O conceito bíblico do homem é definitivamente monista (mono = um), ou unicista. “O homem é uma unidade indivisível, não desdobrável.”2 A fim de entendermos o significado das passagens bíblicas que descrevem a estrutura do homem, apresentamos o seguinte quadro.3

HebraicoGregoPortuguês
basar4somacorpo, carne, pessoa, “eu”.
ruachpneumaespírito, sopro, funções intelectuais, vontade, emoções, hálito.
nefeshpsuchêalma, vida, desejos, psique, “vida tal como expressão conjunto de todos os fatores que constituem a personalidade humana”.5

A aparente complexidade desta terminologia fica resolvida se levarmos em consideração a concepção monista dos autores bíblicos. “O israelita não faz diferença entre as funções psíquicas e o corpo… o israelita é monista, o que significa que para ele o homem é uma unidade indivisível: alma, cor-po e espírito.”6

Quando os autores bíblicos utilizam estes e outros termos para descrever o homem, valem-se de “sinédoques” (figuras literárias que tomam a parte pelo todo). O paralelismo ideológico da poesia hebraica contribui grandemente para esclarecer este princípio.

— Sal. 103:1: minha alma = todo o meu ser = todas as minhas entranhas (Rainha Valéria 1909, Dujovne-Konstantinowsky)

— Sal. 63:2: minha alma = minha carne

— Sal. 84:2: minha alma = meu coração = minha carne

— Jó 12:10: alma (nefesh) = hálito (ruach)

— Dan. 4:16; 5:21: coração = mente

— Sal. 51:17; Isa. 57:15: espírito = coração

— Sal. 19:14; Luc. 6:45: boca = coração

O texto bíblico fundamental para a concepção “holística” do homem encontra-se em I Tess. 5:23. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo (holoteleis); e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” “Paulo não fala do homem como de um ser triplo, composto de espírito, alma e corpo, mas como um ser total, que tem três formas diferentes de manifestar-se… Através de todas as suas páginas, a Bíblia apresenta um monismo inalterável. Significa isto, que ela descreve o homem como uma unidade perfeita e indivisível… O corpo (soma) expressa a total personalidade humana como uma realidade física; o espírito (pneuma) manifesta o homem total como um ser inteligente; e a alma (psuchê) expõe a totalidade do homem como um ser vivente.”7

Quando Paulo diz: “E o Deus de paz vos santifique em tudo”, usa a palavra ‘holoteleis’, formada por ‘holos’ que significa ‘todo’, inteiro; e ‘telos’, que significa finalidade, objetivo.

O homem deve ser santificado em sua totalidade; do contrário, não pode ser santificado. Seu ser, como um todo indivisível, só consegue a total harmonia da personalidade quando é santificado e guardado irrepreensível pelo Deus de paz.

Estrutura do homem

Feito do pó da terra à imagem de Deus e vivificado por Seu Espírito, o homem é, portanto, uma estrutura material na qual o Espírito Santo opera o milagre da vida inteligente.

Pirâmide das estruturas:

Na cúspide desta pirâmide está o cérebro, a estrutura material mais complexa e perfeita conhecida pelo homem, mas que muito excede à sua compreensão. Foi comparada a um computador, mas na realidade funciona como um assombroso complexo de computadores interligados, de ilimitada capacidade. Pó da terra, organizado por Deus para pensar, escolher, decidir, alegrar-se e amar.

Número de neurônios por ocasião do nascimento: 12 bilhões

Células de sustentação: aproximadamente 10 por neurônio

Maturação do S. N. C.: mielinização, botões pré-sinápticos, vias de facilitação. Hábitos e aprendizagem. ;

Todos os planos subjacentes ao cérebro, na pirâmide de estruturas, apóiam a função cerebral. O estado de consciência, por exemplo, função específica do córtex cerebral, depende de sua temperatura e de sua irrigação (oxigenação, nutrição e depuração), e diversos órgãos do corpo contribuem para manter esta função. Exemplos: pulmão, coração, fígado, pâncreas, rins.

Todos os planos da estrutura humana são regidos por leis divinas, expressões do pensamento de Deus e evidências do Seu amor. Essas leis destinavam-se a manter a ordem e a harmonia indispensáveis à vida.

Da mesma maneira que as estruturas, as funções do homem podem também ser agrupadas em ordem crescente de complexidade, formando a Pirâmide das funções (1)

(Modificado de Mervyn Hardinge — Congresso de Med. Preventiva, 1984)

“Desde que o espírito e a alma encontram expressão mediante o corpo, tanto o vigor mental como o espiritual dependem em grande parte da força e atividade físicas. O que quer que promova a saúde física, promoverá o desenvolvimento de um espírito robusto e um caráter bem equilibrado. … Portanto, a saúde deve ser tão fielmente conservada como o caráter. Um conhecimento de fisiologia e higiene deve ser a base de todo esforço educativo.” — Educação, pág. 195.

“Como princípio fundamental de toda a educação neste assunto, deve-se ensinar à juventude que as leis da Natureza são as leis de Deus, verdadeiramente tão divinas como são os preceitos do decálogo. As leis que governam o nosso organismo físico, Deus as escreveu sobre cada nervo, músculo ou fibra do corpo.” — Idem, pág. 196.

No homem e na mulher perfeitos, criados por Deus, as leis da vida eram executadas de maneira absoluta e natural. Aqueles filhos de Deus estavam destinados à vida eterna, como o atesta sua ilimitada capacidade de desenvolvimento; e a harmonia e a ordem necessárias à vida, eram preservadas pela obediência.

“O homem foi formado à semelhança de Deus. Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, estando em perfeita obediência à Sua vontade.” — Patriarcas e Profetas, pág. 28.

“As mesmas grandes leis que guiam tanto a estrela como o átomo, dirigem a vida humana… São as leis da Inteligência todo-poderosa, as quais presidem às funções da alma. Dele procede toda a vida… Para todas as coisas de Sua criação, a condição é a mesma: uma vida que se mantém pela recepção da vida de Deus, uma vida exercida de acordo com a vontade do Criador.” — Educação, pág. 99.

  • 1. Platão, Phaedo, pág. 63.
  • 2. M. Veloso, Concilio médico adventista, 1986.
  • 3. M. Veloso, Comentário Antropológico de 1 Tess. 5:23, págs. 3-5.
  • 4. Georges Pidoux, El Hombre en el Antiguo Testamento, págs. 11 e 12 e 24-26.
  • 5. M. Veloso, Comentário Antropológico de I Tess. 5:23, págs. 1 e 3.
  • 6. Georges Pidoux, El Hombre en el Antiguo Testamento, págs. 1 e 2.
  • 7. M. Veloso, Comentário Antropológico de I Tess. 523, págs. 3-5.