São Paulo é o maior centro industrial do Brasil. É uma cidade que conta com mais de 14 milhões de habitantes, anexando as cidades satélites. Tem um crescimento populacional fora do comum das demais cidades do mundo. Cada bairro tem uma verdadeira floresta de cimento armado, ou seja, grandes edifícios com centenas de apartamentos e milhares de pessoas habitando.

É uma cidade heterogênea, com habitantes de muitas nações do mundo e culturas diferentes. Certos bairros são identificados pelas pessoas que neles vivem, estabelecendo-se as classes sociais e o poder aquisitivo.

Evangelização

A evangelização dessa grande Megalópolis tem sido um verdadeiro desafio para a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O trabalho de evangelização dessa cidade cresce aceleradamente. Surgem grupos e igrejas da noite para o dia. O evangelismo nessa cidade é uma constante permanente, pois, como resultado, já temos 353 grupos e igrejas na Grande S. Paulo.

Métodos Usados na Evangelização da Cidade de S. Paulo

1. Séries de Conferências

Este método de séries de conferências grandes e pequenas tem sido bastante usado por leigos e pastores na cidade de S. Paulo.

a) Séries grandes realizadas por conferencistas têm levantado boas e grandes igrejas na periferia de S. Paulo.

b) Séries pequenas, realizadas por pregadores voluntários, têm iniciado pequenos grupos que depois criam corpo e se tornam também igrejas de mais de 150 membros na Escola Sabatina.

As séries de conferências grandes são feitas por evangelistas de carreira, que usam muito o método que mais interessa ao público: Interesse por Saúde.

1. Inicia-se por uma pesquisa pública no bairro, procurando saber quantos têm o desejo de deixar de fumar, por ser um vício pernicioso.

2. Inscrevem-se as pessoas no curso do fumo, e elas são convidadas através de uma carta e um convite impresso para assistir ao curso, que será inteiramente grátis, com direito a medicamentos para deixar de fumar e beber.

Segundo Passo

1. Após o curso para deixar de fumar, iniciam-se as palestras de fundo social e espiritual. Como o público assistiu ao curso para deixar de fumar, terá interesse de ouvir os conselhos sobre o lar e a família.

Sem qualquer mudança na apresentação dos temas familiares, que são de grande interesse para o público, começamos paulatina e diplomaticamente a apresentar os assuntos espirituais e doutrinários. O público permanece, colhemos o nome e o endereço das pessoas, passamos a dar estudos bíblicos nos lares dos interessados, e convidamos as pessoas a não deixarem de assistir às conferências que são realizadas em salões alugados, clubes, cinemas e principalmente em tendas ou auditórios móveis. Como resultado do evangelismo público anexado ao evangelismo pessoal de obreiros e obreiras assalariados e leigos, levamos as pessoas à decisão pela verdade e ao santo batismo.

Para este método de evangelismo público, utilizamos muito o recurso dos meios de comunicação em massa: Rádio, Televisão, Telepaz e Imprensa.

a) Fazemos muita propaganda de nossos programas de rádio: A Voz da Profecia, e de Fé Para Hoje, na televisão.

b) Inscrevemos os ouvintes nos cursos bíblicos oferecidos pela Escola Rádio-Telepostal.

c) Diplomamos em grandes formaturas os que terminam os referidos cursos, formando em seguida a Classe Batismal para poder levá-los à decisão pelo batismo.

Outros Métodos Eficazes

1. O Projeto Pioneiro.

Uma Unidade Evangelizadora da Escola Sabatina funda um novo grupo na região em que residem os alunos daquela unidade. Surge assim uma nova Escola Sabatina e um novo Grupo.

2. Fundando Classes Batismais nas Escolas Sabatinas Filiais, num Grupo e Mais Tarde Numa Igreja.

3. Pequenos pontos de pregação por ocasião da “Semana Santa”, ou seja: instalação de um ou mais “Calvários”.

a) Muitos grupos novos têm surgido nessa ocasião do ano. Os leigos recebem todo o material evangelístico para aquela semana: sermonários, convites, cupons para pegar endereços, slides, literatura, etc. Pregam em dez noites seguidas, e surgem muitas pessoas interessadas na Verdade.

b) Prosseguem o trabalho com três ou quatro noites por semana, até levarem as pessoas à decisão pela Verdade e pelo batismo. Instala-se um novo grupo ou núcleo.

Na cidade de São Paulo o povo é muito acessível à pregação do evangelho, talvez devido aos sofrimentos e às lutas constantes para sobreviver. Em geral, a classe proletária ou pobre deseja algo melhor para sua vida, e quando apresentamos as promessas de uma vida melhor dentro da Escritura Sagrada, o povo se interessa em ouvir e aceitar.

Quase todos os métodos de evangelização usados em São Paulo: Rádio e Televisão, Séries de Conferências assessoradas pelo curso “Como Deixar de Fumar em Cinco Dias”, Escolas de Recuperação de Alcoólatras, Projeto Pioneiro, Classes Batismais, Pontos de Pregação na “Semana Santa”, etc., são produtivos. Depois de um bom esforço público feito com dedicação, surge um novo grupo ou igreja.

Mas, o método mais eficiente ainda são as grandes séries de conferências com recursos audiovisuais e literatura bem apropriada para o lar e a família.

A Grande São Paulo hoje é possuidora de mais de 50.700 adventistas e mais de 300 igrejas e grupos.

Portanto, é só executar o imperativo do Mestre Nazareno: “Ide,… e pregai o evangelho.” Amém!

ALCIDES CAMPOLONGO, evangelista da União Sul-Brasileira