Livro apresenta abordagem integral para prevenção, tratamento e cura da depressão
Embora a depressão seja uma das principais doenças de nossos dias, muitas pessoas ainda desconhecem as informações básicas sobre ela. Entre cristãos, muitos confundem essa enfermidade com tristeza, falta de fé e, inclusive, ação demoníaca. Neil Nedley, em seu livro Como Sair da Depressão: Prevenção, Tratamento e Cura (CPB, 2009, p. 272), ajuda seus leitores a se desvencilharem da ignorância quanto ao assunto, além de sugerir uma estratégia de superação da doença. O autor tem doutorado em medicina pela Universidade de Loma Linda, Estados Unidos. Em sua trajetória profissional, atuou durante quase 20 anos nas áreas de medicina interna, prevenção e estilo de vida, em Ardmore, Oklahoma. Ele ministra cursos de educação continuada para médicos e profissionais de saúde em todo o mundo, além de apresentar seminários para as mais diversas audiências.
Nessa obra, Nedley se propõe a compartilhar de maneira didática seu método para curar a depressão. O que torna seu plano diferenciado é que o autor sugere o uso de uma abordagem integral do ser humano para superar a doença. A partir de uma ampla pesquisa, evidenciada pelas 958 citações bibliográficas presentes no livro, ele discute as causas, os sintomas e os diversos tratamentos para esse que tem sido considerado o “mal do século”.
Como Sair da Depressão contém 10 capítulos, repletos de quadros informativos que resumem os principais conceitos abordados. Os três primeiros exploram as maravilhas da mente humana, os perigos ocultos da depressão e as causas da doença. Por sua vez, os capítulos quatro, cinco e seis apresentam como os tratamentos nutricionais, as mudanças no estilo de vida e o uso de ervas e medicamentos podem agir de maneira conjunta para superar a condição depressiva. Já os capítulos sete e oito se dedicam a retratar o estresse e como ele pode desencadear o processo depressivo. O capítulo nove foi separado para explicar de maneira mais detalhada a relação entre o lobo frontal, um dos cinco lobos do córtex humano, e a incidência da depressão. O último capítulo sugere uma estratégia a ser desenvolvida em 20 semanas para vencer a doença.
Muitos motivos fazem dessa obra algo singular. Em primeiro lugar, por ter sido escrita por um médico bem-sucedido no tratamento da depressão, suas orientações estão distantes de qualquer tipo de abordagem superficial ou contrária aos preceitos da boa medicina. Existem atualmente centenas de livros que falam sobre a doença, mas muitos deles são limitados em sua elaboração. Com profundidade acadêmica, Como Sair da Depressão é acessível a todos os perfis de leitores, alcançando desde leigos no assunto até psicólogos, médicos, conselheiros e pastores.
Outro ponto destacável do livro está relacionado ao equilíbrio que Nedley apresenta quanto às abordagens alopática e natural para o combate à depressão. Como médico, ele não ignora a função dos medicamentos. Contudo, ele o faz na perspectiva de que o uso de remédios é recomendável predominantemente no início do tratamento. Longe de pensar apenas na eliminação dos sintomas, o autor sugere uma reprogramação de vida, que proporcione cura e minimize os perigos de uma recaída.
Por último, destaca-se a visão integral de ser humano defendida pelo autor. Sem fazer proselitismo, mas sendo muito claro quanto às suas crenças cristãs, Nedley incentiva os leitores a considerar, além dos aspectos físicos e mentais, a importância da dimensão espiritual, conforme retratada na Bíblia, no processo de cura da doença. Ele afirma que a chave para o sucesso no tratamento é “colocar o corpo dentro do equilíbrio que Deus originalmente planejou, com dieta apropriada e decisões pelo estilo de vida e, acima de tudo, pelo estudo de Sua Palavra e pela confiança em Sua direção” (p. 130).
Como Sair da Depressão é indicado para toda pessoa que deseja conhecer mais a respeito dessa doença, estar mais bem preparado para acompanhar e aconselhar pessoas que estejam sofrendo desse mal, além de ajudar o próprio leitor a minimizar os riscos de ser acometido pela depressão.