Qual é o aspecto de sua igreja? Que impressão os cultos causam nos visitantes? Uma igreja aprimorada procura constantemente imaginar o que pensam os visitantes. Ela explica o que faz, pois muitas coisas são novas e estranhas para os visitantes.
Neste artigo são apresentadas nove coisas que você pode fazer para que sua igreja tenha excelente aspecto, aumentando assim a probabilidade de que as pessoas tornem a visitá-la.
Você acha que sua igreja é aprimorada? Pode ter tanta satisfação nela como gostaria de ter? Até a igreja que apresenta uma imagem esmerada pode melhorar nalguns aspectos. Você pode fazer com que sua igreja passe de uma boa igreja para uma igreja excelente.
As nove sugestões feitas neste artigo requerem pouco dinheiro e tempo. A maioria delas tem que ver com a realização das funções de sua igreja de maneira profissional.
1. Aperfeiçoe o Desempenho na Plataforma
Os cultos de nossa igreja serão mais profissionais quando os que dirigem a congregação encararem os seus deveres com mais seriedade. Por exemplo, aquele que fará a leitura bíblica deve ler várias vezes a passagem com antecedência, para que possa lê-la corretamente durante o culto. A preparação ajudá-lo-á a ler com mais sentimento e evitará que ele erre durante a leitura.
Quem fará a oração pastoral precisa ter tempo para pensar sobre o que irá dizer. Precisa considerar quais os membros que necessitam ser mencionados nessa oração. Todos os membros serão inspirados por
uma oração que contenha ao mesmo tempo sentimento e significação. Com muita probabilidade, aquele que procura orar do alto da cabeça incidirá numa rotina de pensamentos e frases que os membros ouvem cada semana.
O conteúdo do apelo para a oferta também requer atenção antes que seja proferido. A congregação deve ser informada da finalidade da oferta.
Os que se sentam na frente também precisam lembrar-se de sua postura e da maneira como olham para a congregação. Se forem atentos, a congregação seguirá o seu exemplo. Mas, quando alguém na plataforma assume uma postura desleixada e olha ao seu redor de maneira entediada, a congregação tende a prestar mais atenção a ele do que ao orador e ao culto. Em muitas igrejas, os que vão à plataforma tomam assento entre a congregação pouco antes do sermão. Isto contribui para centralizar a atenção no orador. (E as famílias dos que vão freqüentemente à plataforma apreciam bastante esse arranjo.)
2. Dê as Boas-Vindas aos Visitantes
Com demasiada freqüência, a igreja esquece de dar as boas-vindas aos seus visitantes de modo especial. Quando um visitante entra na igreja e não é cumprimentado ou recebe um acolhimento que não é muito cordial, é provável que ele pense que a igreja é antiquada ou inamistosa. Uma saudação cordial de um membro afável denota uma igreja em crescimento.
Complete as boas-vindas no vestíbulo com uma boa saudação na classe da Escola Sabatina e no Culto Divino. Procure fazer com que sua igreja trave conhecimento com os visitantes antes do início do culto, Alguns solicitam que estes se levantem e digam quem são e de onde vieram. Isto possibilita que a congregação identifique os visitantes e relacione os nomes com as fisionomias. Os visitantes precisam sentir que vocês se interessam neles e que se alegram com a sua presença. Quanto mais atenção for dada aos visitantes, tanto mais eles desejarão fazer parte da igreja visitada.
3. Lide Jeitosamente com a História das Crianças
Muitas igrejas têm agora uma história para as crianças como parte de seu culto semanal. Recomendo que aqueles que fazem isso não mandem as crianças sentar-se nos degraus que dão acesso ao púlpito, com o rosto voltado para a congregação. Embora as crianças tenham um aspecto atraente quando estão sentadas na frente, este arranjo as submete à tentação de acenarem para a congregação e de olharem em volta, em vez de prestarem atenção à história. É muito melhor que as crianças se sentem nos bancos da frente, de modo que possam olhar para a pessoa que conta a história, e não sejam distraídas nem distraiam os outros.
4. Explique-se
Temos a tendência de pensar que todos se acham familiarizados com os nossos cultos e costumes. Estamos habituados com a maneira como fazemos as coisas, e não refletimos sobre isso. Não acontece a mesma coisa com os visitantes. Eles podem sentir-se totalmente perdidos, procurando decifrar o que estamos dizendo ou fazendo.
Uma igreja aprimorada procura constantemente pensar como pensam os visitantes. Ela explica o que está fazendo. Os visitantes não sabem o que é Fundo de Inversão, Décimo Terceiro Sábado ou Cerimônia da Humildade. Não sabem onde se reúnem as classes da Escola Sabatina, ou o que é Oferta de Extensão Missionária. Quase tudo é novo e estranho para eles. Uma igreja aprimorada compreende isto e procura fazer com que os visitantes se sintam à vontade.
5. Examine o Vestíbulo
Qual é o aspecto do vestíbulo de sua igreja? Claro, asseado e alegre? As paredes estão bem pintadas e não contêm impressões de dedos e mãos? Se houver plantas no vestíbulo, elas estão vivas e sadias? Há pilhas de revistas antigas e materiais de recolta nos cantos?
Sua primeira impressão, ao entrar na igreja, é positiva? Obtém a impressão de que essa igreja se preocupa com o seu aspecto? Alguns cartazes bonitos, plantas ou flores recentes podem transmitir a idéia de que vocês se interessam pela igreja. Um vestíbulo asseado e atraente é indispensável.
6. Examine os Hinários
Os hinários nos bancos podem dizer muita coisa sobre a igreja. Se estiverem gastos, rasgados e em péssimo estado de conservação, os visitantes poderão sentir que se encontram numa igreja em decadência. Se grande parte da congregação costuma sentar-se nos fundos, os hinários que estiverem ali provavelmente denotarão maior uso do que os da frente. Trocar simplesmente alguns desses hinários mais usados por outros da frente melhorará o aspecto da área em que os visitantes provavelmente costumam sentar-se. Convém comprar hinários novos para substituir alguns dos que têm o pior aspecto. Veja se há melhores exemplares noutros aposentos ou no banco do piano. Talvez seja bom tornar a encadernar alguns desses volumes. Visto que está para sair um novo hinário, talvez convenha evitar a compra de muitos hinários antigos, mas substituir os mais danificados pode ser uma boa idéia.
7. Inspecione o Letreiro da Igreja
Faça uma rápida vistoria. O letreiro da igreja está em boas condições? É fácil de vê-lo? Foi pintado há pouco tempo e está limpo?
Há mesmo um letreiro em sua igreja? Um estabelecimento comercial sem um letreiro diz alguma coisa. (Talvez não se importem com o seu negócio ou não querem ter negócios com os outros.) Uma igreja com um letreiro atraente também diz algo. (Estamos contentes por ser o que somos, e queremos que os outros saibam isso e venham visitar-nos.) Se o letreiro está em péssimo estado de conservação, as pessoas que não pertencem à igreja provavelmente pensarão que ela pouco tem a oferecer. Um letreiro de primeira ordem dá uma boa impressão da igreja aos visitantes e vizinhos. Letreiros nas entradas da cidade, contendo o endereço da igreja, aumentam essa boa impressão.
8. Realize Uma Limpeza Geral
A desordem aumenta com facilidade numa igreja. Uma igreja desordenada diz aos visitantes que os membros não se importam muito com ela ou com o que os outros pensam a seu respeito. Indica que não dão prioridade a sua igreja. Uma igreja aprimorada efetua constantemente uma limpeza geral, não permitindo que as coisas se amontoem. Boletins velhos são removidos dos bancos. As janelas são lavadas; o carpete é limpado com um aspirador de pó; as cadeiras nas salas são bem arrumadas, e tudo se encontra em seu devido lugar.
9. Veja Como Está o Quadro de Anúncios
Muitas igrejas costumam colocar o quadro comparativo da Escola Sabatina na frente da igreja. Uma rápida olhada comumente indica que a igreja está morrendo. O quadro menciona o número total de membros, bem como a freqüência na última semana, e na maioria dos casos a freqüência equivale à metade ou menos do que a metade do total de membros. Podemos adivinhar o que os visitantes pensam ao ler isso! Coloque esse quadro num local menos conspícuo, reservado para os membros que não podem passar sem ele; ou mencione apenas o número de membros, e não a freqüência. Talvez até seja possível suprimi-lo completamente. Desejamos melhorar a imagem de nossa igreja, não prejudicá-la.
Estas nove sugestões não envolvem grande dificuldade. Ao lê-las, você certamente se lembrou de muitas outras coisas mais simples que sua igreja pode fazer para aprimorar sua imagem. As igrejas aprimoradas atraem visitantes. São igrejas que crescem porque as pessoas gostam do que vêem e querem fazer parte da congregação. Por que não experimenta algumas destas sugestões, transformando sua boa igreja numa igreja excelente e de muito melhor aspecto?
CHAD MCCOMAS, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Astoria, Oregon