Assim como as pessoas estão usando a internet com as mais variadas intenções, podemos usá-la para pregar e evangelizar
Há algum tempo, mais precisamente em 1996, um novo jeito de se comunicar começava a se tomar conhecido. No início, parecia mais uma coisa utópica, um meio de comunicação lento e caro, praticamente baseado só em texto. Estava, entretanto, embasado em uma certa ideologia que era a grande motivadora de seus usuários. Eles pretendiam realmente se comunicar com o mundo inteiro, em segundos, e apostavam que a tecnologia poderia melhorar sua vida trazendo a informação com mais rapidez e interatividade, além da liberdade de total expressão. Esse meio de comunicação foi chamado de internet, que significa uma rede mundial de computadores. Mas, do ponto de vista do usuário, o que marcou mesmo foi a possibilidade de se comunicar com qualquer pessoa em praticamente qual-quer lugar do mundo.
Enquanto existia mais ideologia do que tecnologia, os críticos diziam que era mais um modismo que não passaria de alguns poucos usuários. Mas quem apostava que a internet não iria muito longe se enganou. Ela rapidamente foi ganhando recursos. Primeiro, foram agregados as imagens e os sons. Por último, os vídeos e a videoconferência. Ao mesmo tempo em que esse novo meio de comunicação se popularizava, o mundo econômico e político começava a sonhar com a globalização.
A internet revelou-se o grande meio para alcançar tanto os objetivos dos empreendedores transnacionais como para realizar o sonho da comunicação instantânea, barata e livre, ou a ideologia dos primeiros usuários. Ela realmente se tomou o melhor meio para obter informações, divertimento e fazer negócios. Qualquer pessoa que pense em divulgar idéias busca a internet como um dos principais meios. Ela se popularizou tão rapidamente por apre-sentar uma resposta para as duas maiores necessidades desta época: informação, que é o principal capital do mundo, e economia, que necessita de mui-to espaço para sobreviver. E se a inter-net é capaz de estender um braço para a informação e outro para a economia, ela se coloca numa posição central, talvez imprescindível.
Omundo virtual
Cada meio de comunicação tem suas características específicas. A televisão, por exemplo, é caracterizada pela passividade do espectador. O rádio caracteriza-se pela ausência do recurso visual.
Vejamos agora as características da internet. Vou destacar apenas as três que considero mais importantes.
Liberdade. Qualquer que seja sua opinião, ela é respeitada. O que importa é que você quer conversar. Se afetar alguém ou se for desrespeitoso, sua penalidade será aplicada pela própria comunidade na qual você se inseriu. Não há preconceito, mas também não há impunidade.
Relacionamento individualizado. Pode-se manter um relacionamento individualizado com outra pessoa nesse
meio virtual, e esse relacionamento ser muito próximo da vida real. A maior diferença é a não presença física, o que não exclui a capacidade de saber ou perceber os sinais emocionais da outra pessoa. A famosa primeira impressão, concebida pelo que a pessoa fala ou, antes, pela maneira como fala, também se verifica via internet. E quando são anulados os títulos ou aparências pode se concentrar no que há no interior das pessoas.
Virtualidade. Praticamente como se fosse uma réplica do mundo real, o mundo virtual lhe oferece oportunidades de relacionamento, negócios, diversão, roubo, pornografia, informação, . religião, etc. Da mesma forma que no mundo real, você escolhe os caminhos a trilhar. A diferença é que não se anda em caminhos de cimento, mas isso não quer dizer que esses caminhos sejam indefinidos. Eles são apenas virtuais, mas conduzem a conseqüências tão definitivas quanto os de concreto. E exatamente como os do mundo real, não vão todos no mesmo sentido ou direção.
A internet reflete o mundo sem acrescentar virtudes nem defeitos à humanidade. Aliás, essa é uma característica de qualquer meio de comunicação.
Como o próprio nome já diz, é meio, e não pode ser responsabilizado pelos vícios de origem. Não é porque existam coisas ruins no mundo que devemos aceitá-las, e muito menos podemos repassar a qualquer meio a responsabilidade e o privilégio que tem o ser humano, da escolha do seu destino e os resultados dessa escolha.
Recurso evangelístico
A internet, como todos os outros meios de comunicação, pode ser usada para transmitir qualquer tipo de informação. Como ocorreu na fase inicial de praticamente todos os meios de comunicação, a Igreja e a sociedade reagem sempre deixando transparecer algum temor quanto à influência de cada novo meio. Mas, passado o susto inicial e com a devida conscientização de que aquele meio é apenas um meio e não um novo ser pensante ou ameaçador (um anticristo), a Igreja passa a utilizá-lo cada vez mais eficientemente.
Se a religião tem como objetivo religar o homem a Deus, ela é em si um meio e tem que se identificar e se valer de todos os recursos de comunicação para atingir sua finalidade. A própria maneira como Deus utilizou a palavra escrita, numa vasta diversidade de formas e estilos, como meio para nos transmitir Suas revelações, ilustra como devemos aproveitar cada meio disponível com criatividade e intensidade.
Uma das principais atividades do cristão é testemunhar. Desse modo ele deve usar todos os instrumentos que lhe estão disponíveis.
A maioria de nós já utilizou a inter-net para vários fins: consultar saldo bancário, receber notícias em tempo real, encontrar amigos, realizar pesquisas ou até encontrar ilustrações para sermões. Mas as características desse meio de comunicação são também favoráveis ao evangelismo. A falta de preconceito por parte dos usuários e até mesmo o nível de relacionamento pessoal virtual nos ajudam a pregar o evangelho para todas as pessoas.
A pergunta agora não é se, mas como posso usar a internet para beneficiar a minha igreja, para alcançar meus objetivos como cristão.
Do mesmo modo que pessoas com outras intenções podem usar a internet, também podemos usá-la para pregar e evangelizar. Já resolvemos esse dilema em relação ao rádio e à televisão que têm abençoado milhares de pessoas com o evangelho. Mas ao adotarmos a internet, não estaremos utilizando apenas um meio capaz de alcançar milhares de pessoas, mas principalmente em condições de interagir individualmente.
Hoje, a Igreja tem vários sites com conteúdo interessante, como estudos bíblicos, hinos, grupos musicais, lição da Escola Sabatina, revistas, atividades infantis, entre outras opções. Muitos adventistas acessam diariamente a internet, mas, possivelmente, não tenham conhecimento nem interesse em gastar seu tempo para produzir sites de conteúdo religioso. Até porque o investimento necessário para que um site seja realmente bem visitado é grande. Mas esses irmãos podem se envolver no evangelismo pessoal. O correio eletrônico, as salas de bate-papo e os grupos de discussão oferecem oportunidades para um evangelismo pessoal, amplo e eficiente.
Não tenha medo de demonstrar seu credo na internet. Planeje um investimento evangelístico, pessoal e para a sua igreja, por esse meio de comunicação. Os resultados certamente serão grandiosos.