Os benefícios do Ano do Pastor, comemorado em 1993, serão mais abrangentes e perenes, na medida em que os líderes e administradores da Igreja continuem a encorajar os pastores. Isso pode ser feito de muitas maneiras. Poderiam, por exemplo, colocar em prática as seguintes sugestões:
Orar pelos pastores
Ao orar pelos pastores, você, administrador, poderá mudar sua visão a respeito deles. Quando nós oramos por alguém, freqüentemente é nossa atitude em relação a essa pessoa que é modificada. Peça a Deus que lhe ajude a ver os pastores da maneira como Ele os vê – tais como são, na realidade, e na convicção do que eles podem ser, pelo poder do Espírito Santo.
Orar com os pastores
Aqui você ajudará os pastores a mudarem a visão que possuem a respeito de você mesmo, como administrador. Eles raramente ouvem seus nomes mencionados em oração por alguém que não seja a esposa ou um familiar. Tome tempo para orar com eles.
Respeitar os pastores
Os pastores vivem, quase as 24 horas do dia, sob um altamente estressante trabalho. Com freqüência eles tentam conquistar os alvos propostos, mas com limitados recursos. Muitos nem possuem os instrumentos básicos, muito menos equipamentos sofisticados como computadores ou máquinas copiadoras. Considere o muito que eles de fato realizam.
A maior motivação é o exemplo pessoal.
Se você deseja que os pastores sejam eficientes ganhadores de almas, seja-o você também. Se espera que eles sejam mais espirituais, enfatize sua própria devoção pessoal. Se deseja que os pastores administrem bem suas congregações, administre você mesmo, de maneira responsável, todos os negócios do Campo. Outrossim, motive-os através de elevadas, mas razoáveis, expectativas. Estabeleça objetivos que sejam alcançáveis, através dos quais eles sejam levados a crescer em eficiência. Então, encoraje-os na corrida para alcançar tais objetivos.
Valorizar os pastores
Os pastores são os líderes que estão na linha de frente na batalha espiritual. E o reino de Deus avançará somente na medida em que os líderes treinem os membros das igrejas. Os pastores são a chave da espiritualidade nas igrejas do seu Campo, no suprimento financeiro do orçamento do seu Campo e na conquista de almas, de acordo com os alvos do seu Campo. Valorize seu papel na produção dos resultados esperados por sua visão administrativa.
Incluir os pastores
Envolva-os no processo de tomar decisões em seu território. Uma boa idéia é o estabelecimento de comissões pastorais de consulta. E, então, reunir-se com eles e levar em conta sua opinião sobre as decisões que causam certo impacto em suas vidas. Inclua-os também em seu círculo de amizade. Evite associar-se somente com os colegas de escritório ou superiores. Busque oportunidades para sociabilizar-se com os pastores.
Os verdadeiros administradores devem saber transmitir encorajamento e ânimo aos seus pastores.
Incluir as famílias
Um administrador de visão curta sempre se desculpa, por não convidar as famílias dos pastores para um retiro ministerial, com o argumento de que isso representa um custo elevado para os cofres do Campo. Infelizmente, cedo ou tarde, ele acabará pagando o preço de outra maneira. Quando as famílias são privadas de oportunidades para integração social e lazer, o custo acaba crescendo em despesas médicas ou quebra de relacionamentos. O planejamento de trabalho e o orçamento de um Campo devem prover tempo e recursos para integração social das famílias dos seus ministros.
Garantir a estabilidade
As realidades econômicas atuais significam que muitos lares de pastores são financeiramente instáveis. Muitas famílias de obreiros vivem com um salário muito abaixo da média. Recuse participar ou executar qualquer plano de aumento salarial que não inclua os pastores. Trabalhe no sentido de reduzir a inquietação entre eles. Estude com carinho os casos de transferências nos quais algum membro da família terá de perder um trabalho.
Alimentar os pastores
A agenda de um concilio ou retiro pastoral deve ser rica em alimento espiritual e pobre em promoções. Resuma todo o material promocional, e que cada líder de departamento faça apresentações curtas e objetivas. O resultado será infinitamente melhor do que empregar longas e intermináveis horas promovendo conceitos rotineiros e repetidos anualmente.
Recompensar os pastores
Quando você encontrar um pastor realizando alguma coisa realmente boa, expresse sua apreciação, verbalmente e por escrito. Quando necessitar de um departamental ou de um pastor para alguma igreja grande, procure-os primeiramente entre os pastores do seu Campo. Faça-os sentirem que você está mais interessado em seu próprio time pastoral.
Ouvir os pastores
Provoque sua energia. Discuta idéias com eles – especialmente aqueles planos que causarão algum impacto em suas vidas e em suas respectivas congregações. Realize pesquisas de opinião entre eles, preservando-lhes o direito ao anonimato nas respostas ou nos tópicos mais sensitivos, para deixá-los à vontade e seguros de que serão ouvidos acuradamente.
Avaliar os pastores
Quando ocorre uma avaliação, não de modo ameaçador, ela encoraja os pastores e os ajuda a realizar as boas coisas nas quais estão empenhados e que podem ser desenvolvidas pelo seu potencial.