Dicas para aumentar a eficácia da Escola Sabatina
James Howard
Em algumas igrejas, a Escola Sabatina está prosperando. Os membros estão crescendo espiritualmente, visitantes a frequentam regularmente e todas as classes estão envolvidas em atividades missionárias. No entanto, em outras congregações, a Escola Sabatina se encontra enfraquecida, sem nenhuma perspectiva de melhora. Há algo que os pastores possam fazer para reverter esse quadro?
Um recurso essencial para encorajar e inspirar os pastores em relação a esse assunto é o livro Conselhos Sobre a Escola Sabatina. Nele, Ellen White declara: “A influência que provém da Escola Sabatina deve melhorar e engrandecer a igreja.”1 Isto deveria ser música aos ouvidos dos pastores: a Escola Sabatina pode melhorar e ampliar sua igreja! Vamos considerar como essa pode ser sua realidade.
Dê o exemplo
Se você deseja aumentar a frequência dos membros à Escola Sabatina precisa dar o exemplo. No entanto, parece cada vez mais comum os pastores não participarem do programa, mesmo estando na igreja. Enquanto as classes estão reunidas, alguns ministros são vistos revisando o sermão ou conversando com algum líder nos corredores do templo. Em pouco tempo, os membros começam a seguir o exemplo do pastor e se envolver em atividades paralelas, em vez de se juntarem às classes. Com essa atitude, uma mensagem é transmitida: a Escola Sabatina não é importante.
Naturalmente, nem sempre os pastores poderão frequentar a Escola Sabatina. Mas, assim como Jesus ia à sinagoga todos os sábados, “como era seu costume” (Lc 4:16),2 o costume de todo pastor deveria ser estar na Escola Sabatina sempre que possível. Mostre pelo exemplo que ela é parte vital da experiência de adoração aos sábados, não uma atividade opcional. Em muitas igrejas, a frequência à Escola Sabatina é pequena quando comparada ao culto de adoração. A partir dessa realidade, os pastores devem salientar a importância da Escola Sabatina em seus sermões. Prepare mensagens sobre a história, o propósito e a missão da Escola Sabatina e o valor da comunhão nas classes. Certifique-se de inserir algumas das muitas afirmações de Ellen White sobre o valor e a importância desse ministério.
Valorize a presença
Os pastores devem ensinar aos membros da igreja sobre a importância da presença na Escola Sabatina, não apenas para benefício pessoal, mas como parte do pastoreio mútuo. Paulo admoestou: “E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-
nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Hb 10:24, 25). Observe que o propósito de estar reunidos na igreja é considerar e exortar “uns aos outros”. Não é apenas para nosso ganho espiritual que devemos frequentar a Escola Sabatina, mas também nos apoiar uns aos outros, orar uns pelos outros e nos incentivar na prática do amor e das boas obras.
Quando poucos participam de uma reunião, isso tende a ser desanimador; quando muitos participam, gera ânimo e incentivo a todos. Muitas pessoas não percebem que a vida e a força da igreja dependem, em grande parte, da presença consistente de seus membros. É por isso que frequentar os cultos e as reuniões da igreja deve ser ensinado como um hábito espiritual. Nem sempre vamos sentir disposição para ir à Escola Sabatina, mas podemos escolher participar dela pela fé.
Melhore a qualidade
Pode ser difícil reconhecer, mas talvez a razão pela qual algumas pessoas não frequentem a Escola Sabatina é porque elas acham o programa enfadonho demais. Não que isso seja uma boa desculpa para não comparecer, mas uma exposição monótona não ajuda em nada. “Nossas Escolas Sabatinas devem tornar-se mais interessantes.”3
Às vezes, podemos ser nossos piores inimigos. Quando a frequência à Escola Sabatina começa a diminuir, escolhemos membros com menos dons nas áreas de comunicação e ensino para servir como diretores ou professores nas classes. Então, remanejamos os elementos mais interessantes da Escola Sabatina para o momento do culto. A lógica é compreensível. Queremos que as pessoas mais talentosas e os recursos mais importantes estejam no momento de adoração, quando todos estão presentes. Mas, se reservamos o melhor para o culto e deixamos a Escola Sabatina enfraquecida, não damos às pessoas nenhum incentivo para que elas participem, agravando, assim, o problema.
Não espere até que a frequência aumente para começar a se concentrar na excelência de seu programa. Lute para fazer da Escola Sabatina algo que os membros não queiram perder; então, seja paciente com os indicadores numéricos. Como regra geral, você pode transferir elementos mais fortes para a Escola Sabatina sem prejuízo para o momento do culto.
Visite as crianças
Um dos fatores mais influentes no índice de presença à Escola Sabatina é a qualidade do programa para crianças e jovens. Mesmo quando não veem necessidade de seu próprio crescimento espiritual, muitos pais ainda querem que seus filhos tenham a melhor experiência possível na Escola Sabatina. Isso dá aos pastores uma dupla motivação para investir na juventude. Primeiro, eles podem causar uma impressão duradoura e guiar as mentes juvenis para uma vida de serviço na obra de Cristo. Segundo, ao assegurar um bom programa para as crianças, elas podem se conectar com os pais e, muitas vezes, influenciar no aumento do índice de presença dos adultos.
Os pastores devem visitar periodicamente as classes dos infantis, adolescentes e jovens para mostrar apreço e apoio aos alunos e professores. Seja amigável. Conheça todos pelo nome. Demonstrar interesse pelo que está acontecendo nessas divisões da Escola Sabatina será positivamente impactante para crianças, jovens, pais e professores.
Reavive a missão
Para muitas igrejas, uma pequena exposição da lição semanal resume todo
o programa da Escola Sabatina. Embora o alicerce desse ministério seja o estudo da Bíblia e a oração, seu foco principal sempre foi a missão, tanto mundial quanto local. A promoção missionária pode ter testemunhos inspiradores e relatórios de atividades, capacitações, formaturas de escolas bíblicas e até mesmo batismos. A chave é simplificar o programa e manter o foco na missão. Considere a seguinte ordem sugestiva:
1. Boas-vindas, música inicial e oração (5 min.)
2. Informativo Mundial das Missões (5 min.)
3. Testemunhos locais (5 min.)
4. Capacitação do Ministério Pessoal
(5 min.)
Depois de iniciar a Escola Sabatina com música e oração, o foco se volta para a missão global, e o que a igreja está fazendo ao redor do mundo. Semanalmente, os relatos do Informativo Mundial das Missões se encaixam perfeitamente nesse momento.4 Na sequência, deve-se dedicar alguns minutos para testemunhos ou relatórios da igreja local. Finalmente, é importante que o Ministério Pessoal tenha tempo regular para capacitação missionária. Assim, o programa contempla a missão global, local e individual. A congregação pode não ter os três segmentos toda semana, mas manter esse cronograma para a maioria dos sábados garantirá que os membros estejam focados na missão.
“Toda igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos.”5 Na estrutura de nossa igreja temos uma escola que podemos utilizar para capacitar obreiros cristãos, a Escola Sabatina. Não cometa o erro de pensar que os membros locais não se interessam pela educação e pelo treinamento para a missão. De fato, “muitos teriam boa vontade de trabalhar, se lhes ensinassem a começar”.6 Se os relatórios da missão mundial são inspiradores, os testemunhos locais são curtos e interessantes, e a capacitação individual é prática e encorajadora, será uma bênção para todos que comparecerem.
Aqueça a igreja
Se a frequência está baixa, talvez seja porque o elemento vital da comunhão não esteja recebendo a atenção que merece. Muitos pastores aprenderam que os pequenos grupos podem nutrir seus membros, fornecer orientação espiritual, satisfazer necessidades sociais e criar laços duradouros de amizade. Entretanto, muitos falham em tirar proveito da estrutura de pequenos grupos já existente na Escola Sabatina.
Assim, organize as classes em pequenos grupos, de modo que os membros possam facilmente interagir uns com os outros, em vez de adotar o sistema de lição geral. Embora alguns possam preferir a natureza anônima de uma classe grande, com pouca ou nenhuma participação, esse formato raramente os fideliza. No fundo, a maioria das pessoas gosta quando os outros se interessam por elas e demonstram atenção genuína. Os pastores devem ensinar sobre a importância da hospitalidade para com aqueles que frequentam a Escola Sabatina e a igreja.
Além disso, os ministros devem encorajar os membros a participar de uma classe da Escola Sabatina. Esse é o melhor lugar para compartilhar lutas, orar juntos, fazer perguntas, obter esclarecimentos sobre assuntos difíceis e crescer espiritualmente. Assegure-se de que haja um projeto para contatar e encorajar aqueles que faltam à Escola Sabatina, ocasional ou frequentemente. Muitas pessoas nunca comparecerão à Escola Sabatina, ao sentirem que ninguém, de fato, se importa com elas.
Convide pessoas
Para aumentar a frequência, os pastores devem encorajar professores e membros a ser intencionais ao convidar pessoas para a Escola Sabatina. Quando o trimestre está chegando ao fim, todo professor deve convidar a classe para estar junta no próximo trimestre. Dessa maneira, tanto o professor quanto os membros devem ser promotores da Escola Sabatina, convidando outros para sua classe.
Antes de iniciar o culto, professores e alunos podem ficar no rol de entrada da igreja, convidando aqueles que não frequentam a Escola Sabatina a participar das classes. O convite pode ser acompanhado de um folheto promocional ou um exemplar da Lição da Escola Sabatina do trimestre seguinte. É importante que os promotores sejam cordiais, mostrando interesse genuíno por todos os membros ausentes.
As classes podem fazer disso um projeto missionário. Cada membro deve orar por uma pessoa e convidá-la a participar da Escola Sabatina. Entre elas podem estar ex-membros da igreja, membros que não frequentam as classes ou amigos da comunidade.
Capacite os professores
Igrejas com grandes pregadores geralmente têm grande número de frequentadores. Pode não ser o motivo mais nobre para participar do culto, mas essa é uma realidade. As pessoas amam boa pregação e bom ensino. Assim, uma das razões pelas quais muitos não frequentam a Escola Sabatina, se formos honestos, é que eles estão insatisfeitos com a qualidade do ensino. Os pastores podem ajudar, realizando capacitações para professores.
Capacite os professores para (1) manterem uma vida de comunhão com Deus; (2) nunca ensinarem sem o devido preparo; (3) encorajarem a discussão e interação; (4) manterem-se no propósito da igreja;
(5) tirarem ideias da Lição da Escola Sabatina, mas ensinarem principalmente a Bíblia; (6) certificarem-se de que os pontos principais e as lições práticas sejam claros; (7) orarem por e com seus alunos; (8) serem gentis e atenciosos; (9) visitarem seus alunos e trabalharem pessoalmente por eles; e (10) incentivarem os alunos a ganhar almas.
O objetivo da capacitação é ajudar os professores a desenvolver seus dons e eliminar erros comuns. Ao garantir que todos recebam treinamento em áreas-chave, os pastores podem melhorar significativamente a qualidade da Escola Sabatina e, consequentemente, acompanhar o aumento do número de participantes.
Incentive o serviço
Além do programa missionário, no qual toda igreja se une para inspiração e treinamento, as próprias classes devem se engajar na missão. O formato de pequenos grupos é perfeitamente adequado para um alcance efetivo: “A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar.” “Haja em toda igreja grupos bem organizados de obreiros para trabalhar nas vizinhanças dessa igreja.”7
Os pastores devem motivar os líderes da Escola Sabatina a pedir que cada classe adote um projeto missionário trimestral. Por exemplo, escolher um livro ou folheto missionário e distribuí-lo em determinada região, identificar famílias em dificuldades e planejar atos intencionais de gentileza ou elaborar uma lista das pessoas que não podem sair de casa devido à idade ou a problemas de saúde e
visitá-las. As possibilidades são muitas! Em seguida, peça a cada classe que compartilhe com a igreja seu testemunho na Escola Sabatina.
É importante destacar que as pessoas são mais engajadas quando se sentem parte de algo relevante. Mais do que ir à reunião semanal, os membros participarão de maneira mais consistente se estiverem envolvidos em outras oportunidades de comunhão e missão. Assim, o propósito da Escola Sabatina será plenamente realizado: “O objetivo da Escola Sabatina deve ser a conquista de almas.”8
Robert Pierson, ex-presidente da Associação Geral, escreveu: “Desde crianças, nós, adventistas do sétimo dia, fomos ensinados que a Escola Sabatina é o coração da igreja, e assim é.”9 Assim como o coração dá vida ao corpo, uma Escola Sabatina vibrante dá vida à igreja. Se o número de participantes da Escola Sabatina estiver baixo em sua igreja, vá ao Doador da Vida. Ore e peça a Deus que aumente o número de alunos da Escola Sabatina. Então, com Jesus ao seu lado, trabalhe usando as dicas deste artigo e outras que o Senhor lhe der. Que Ele abençoe seus esforços e que a influência de sua Escola Sabatina melhore e amplie sua igreja.
Referências
1 Ellen G. White, Conselhos Sobre a Escola Sabatina (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2016), p. 9.
2 Textos bíblicos da Nova Versão Internacional.
3 White, Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 114.
4 Ver https://www.adventistas.org/pt/escolasabatina/projeto/informativo-mundial-das-missoes/.
5 Ellen G. White, Serviço Cristão (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015), p. 59.
6 White, Serviço Cristão, p. 59.
7 White, Serviço Cristão, p. 72.
8 White, Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 61.
9 Robert H. Pierson, “The Heart of the Church”, British West Indies Visitor, n. 6, junho de 1948.
James Howard é diretor associado de Escola Sabatina e Ministério Pessoal para a sede mundial da Igreja Adventista