Dicas para ajudar crianças a se recuperarem de traumas emocionais
O mundo está repleto de problemas graves que afetam a todos, inclusive os menores. Crianças em nossas igrejas, matriculadas em nossas escolas e vivendo em nossas comunidades podem estar sofrendo com dores e perdas resultantes de situações como a pandemia do coronavírus, o divórcio de seus pais, a mudança para uma nova casa, os impactos do desemprego na família, a morte de um ente querido ou até violência doméstica. Assim como os adultos, elas precisam de cura.
Superar essas dificuldades é possível, e este artigo apresenta uma lista de atividades que podem ser realizadas para ajudar as crianças a se recuperar da ansiedade, do luto, estresse e medo que possam ter experimentado. Durante Seu ministério terrestre, Jesus deixou bem claro o quanto Se preocupa com o tratamento dado às crianças. “Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-Se e disse-lhes: ‘Deixem que os pequeninos venham a Mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.’ Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava” (Mc 10:13-16).
Jesus teve compaixão das crianças, e hoje é necessário demonstrar por elas a mesma atitude. Em nossa experiência ministerial, percebemos a necessidade de dedicar mais tempo ao cuidado das crianças que sofrem em nossas comunidades. Depois de pesquisar sobre o assunto, conversar com conselheiros profissionais e experimentar essas técnicas em nosso dia a dia, descobrimos que ajudar crianças a se recuperar de traumas pode ser feito de maneiras simples e práticas.
Memorizar as Escrituras
Uma das formas de ajudar uma criança a superar a tristeza é memorizar versos da Bíblia com ela. Aproximar-se de Deus a ajudará a se sentir segura quando tudo parece estar desmoronando. Ao ministrar às crianças, você assume a responsabilidade pela saúde espiritual delas, o que significa que ensiná-las a se aproximarem de Deus é sua prioridade.
Escreva versos bíblicos em pedaços de papel que possam ser coloridos e fixados pela casa. Compartilhe com os responsáveis pela criança uma lista de versículos que possam ser lidos e decorados quando ela se sentir sozinha ou desanimada. Cerque-a de promessas sobre esperança, conforto, amizade e a presença de Deus em meio às dificuldades da vida. As Escrituras Sagradas transmitem paz e segurança para elas e seus responsáveis.
Servir outras pessoas
Jéssica, uma menina cristã, perdeu seu avô.1 Ela ficou abalada e sentiu muito a falta dele. Mas um presente que ele lhe deu fez uma grande diferença. Antes de morrer, o avô deu a Jéssica alguns livros e folhetos missionários que ele costumava distribuir às pessoas e pediu-lhe que continuasse fazendo isso. Ela encontrou alegria e significado em compartilhar literatura sobre Jesus com as pessoas de sua comunidade. Servir ajudou em seu processo de recuperação.
Às vezes, as crianças podem ser orientadas a projetos. Dar-lhes uma atividade pode ajudá-las a lidar com o que estão sentindo.2 Ao focalizar no serviço ao próximo, elas se recuperam mais rapidamente, com atitudes mais positivas e uma adaptação mais saudável à sua nova realidade.3
Desenhar e pintar
Certa ocasião, eu (Natalie) estava aconselhando uma criança que enfrentava grandes problemas em seu lar. Seus pais estavam se divorciando, ela tinha dificuldades com as amizades na escola e estava preocupada com uma mudança iminente para um lugar distante.
Perguntei se queria conversar, mas ela não quis. Então, perguntei se queria desenhar. Sabendo que ela gostava muito de arte, eu já havia preparado uma mesa com lápis de cor, giz de cera e muito papel. Sentamos e desenhamos em silêncio por 15 minutos. À medida que nosso tempo se aproximava do fim, quis saber o que ela havia desenhado. Pouco a pouco, a menina falou sobre a dor que sentia, ao explicar o que significava seu desenho. Desenhar e pintar foi algo terapêutico para ela e proporcionou a oportunidade de conversamos sobre suas preocupações e seus medos.
Estudiosos afirmam que desenhar e pintar é um método de terapia benéfico para ajudar crianças em recuperação: “Isso é particularmente verdadeiro para crianças pequenas que geralmente têm um vocabulário limitado […] em vez de métodos de terapia padrão, as crianças podem usar a arte para comunicar seus pensamentos e sentimentos aos adultos que desejam
ajudá-las a lidar com os desafios da vida”.4 A mesma técnica está sendo usada por muitos adultos também!5
Ler
Ler sobre as diferentes emoções ajudará a criança a entender o que está sentindo. É importante explicar-lhe também que sentimentos negativos diante das dificuldades são normais e recaídas podem acontecer. Esclareça que outras crianças e adultos também se sentem assim. Ler é muito terapêutico e útil para crianças de todas as idades.
Existem muitos livros cristãos que tratam dos diferentes sentimentos que experimentamos. Essas histórias podem ajudar as crianças a lidar com suas angústias ao levá-las a se relacionar com um personagem que está passando por uma experiência semelhante à sua.6 Disponibilize esses livros gratuitamente em sua igreja e passe algum tempo lendo-os para uma criança. Isso também pode proporcionar um espaço seguro para que as crianças façam perguntas e se sintam compreendidas e ouvidas enquanto experimentam o processo de recuperação.
Brincar e se exercitar
Há algum tempo, eu (Natalie) acompanhei um garoto que lutava contra o bullying e a perseguição na escola. Parte de sua punição era, no recreio, correr ao redor do campo antes que pudesse brincar com outros alunos. Rapidamente me tornei sua companheira de corrida. E não importava se eu estava de tênis ou mesmo de salto alto; eu sempre corria pelo campo com ele e acabávamos falando sobre suas dificuldades.
Esse procedimento se provou muito proveitoso. Ao brincar e fazer atividades relativas à idade das crianças, elas se tornarão confiantes e se abrirão para compartilhar os problemas que estão vivenciando.7 Nunca as pressione a falar quando não estiverem prontas. Permita que elas digam o que pensam no tempo delas.
O exercício físico é uma excelente maneira de aperfeiçoar a saúde mental.8 Passar algum tempo praticando esportes ou brincando com as crianças pode ajudar a melhorar o humor delas. Elas representam o que veem ao redor por meio de brincadeiras e jogos de imitação. Você pode aprender muito sobre o mundo interior de uma criança observando suas brincadeiras. Por isso, muitos terapeutas usam fantoches e brinquedos para que elas expressem seus sentimentos e aprendam novas maneiras de lidar com suas emoções.
Criar um memorial
Após a morte de Calebe, um aluno da Escola Sabatina dos infantis, sua igreja decidiu plantar um jardim com árvores e flores em sua memória, na área em que as crianças costumavam brincar. Elas fixaram placas com versos da Bíblia por todo o jardim. Esse espaço lembra a vida de Calebe, e as crianças frequentemente se recordam das brincadeiras com ele.9 Criar um memorial, como um banco ou uma árvore dedicada à pessoa, pode ajudar as crianças a lidar com o luto sentido meses e anos depois.10
Muitos personagens bíblicos fizeram isso como uma forma de se lembrar de algum ente querido falecido, comemorar o que Deus fez ou relembrar um momento significativo de sua história. Por exemplo, Josué disse aos filhos de Israel: “Passem adiante da arca do Senhor, seu Deus, até o meio do Jordão. Cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, para que isto seja por sinal entre vocês. E, no futuro, quando os seus filhos perguntarem: ‘O que significam estas pedras para vocês?’, respondam que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da aliança do Senhor. Quando a arca passou, as águas do Jordão foram cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel” (Js 4:5-7).11
Rir
Mostre para as crianças que é saudável rir e aproveitar a vida, apesar das dificuldades. O riso tem valor terapêutico e pode ajudá-las a superar sentimentos negativos. Brincar com os amigos é importante; portanto ajude-as a encontrar atividades que lhes deem alegria.
Os benefícios do riso para a saúde mental são bem pesquisados pela comunidade médica, e os profissionais da área incentivam momentos de alegria e risos para quem está se recuperando de depressão ou outros problemas da vida.12
Conclusão
Essas ações podem ser realizadas por anciãos e membros da igreja, professores de Escola Sabatina, líderes de clubes de Aventureiros e Desbravadores, profissionais da educação e pastores. Seja consistente em seu ministério e use esses e outros recursos para ajudar as crianças a lidar com os problemas da vida. Jesus as ama e deseja que cuidemos delas enquanto se recuperam do sofrimento e reaprendem a viver plenamente.
S. Joseph Kidder, professor do Seminário de Teologia da Universidade Andrews
Natalie Dorland, aluna do mestrado em Divindade no Seminário de Teologia da Universidade Andrews
Referências
1 Todos os nomes são pseudônimos.
2 Charlene Hess, “Why Should I Teach Kids the Importance of Helping Others?” Disponível em
<bit.ly/3noRGIO>, acessado em 6/1/2021.
3 Red Mountain Colorado, “How Service Is Therapeutic for Teens”. Disponível em <bit.ly/3hMCt34>, acessado em 6/1/2021.
4 “What Feelings Are In Your Heart: An Art Therapy Exercise for Kids”. Disponível em <bit.ly/3okHlix>, acessado em 6/1/2021.
5 Cleveland Clinic, “3 Reasons Adult Coloring Can Actually Relax Your Brain”. Disponível em
<cle.clinic/2Xu7Zd3>, acessado em 6/1/2021.
6 Ver os seguintes livros da CPB. Para crianças de 2 a 4 anos: Natália Korsun, Minhas Emoções (2020). Crianças de 7 a 9 anos: Denis Cruz, Saudade (2012); Ciúme (2013); Elias Teixeira, Felicidade (2018); Fabiana Linden, Complicou? O Que Fazer em Situações Difíceis (2020). Pré-adolescentes de 10 a 13 anos: Giulia Marucci, O Último Objetivo (2019).
7 Karen Dineen Wagner, “Mental Health Benefits of Exercise in Children”. Disponível em
<bit.ly/3hNcg4k>, acessado em 6/1/2020.
8 S. J. Biddle, “Children, Exercise and Mental Health”, International Journal of Sport Psychology 24(2), 1993, p. 200-216.
9 Naomi Naieman, “Grieving Kids Need Guidance”. Disponível em <bit.ly/2Xnoo2x>, acessado em 6/1/2020.
10 Courtney E. Ackerman, “3 Grief Counseling Therapy Techniques & Interventions”. Disponível em
<bit.ly/3be6ZBG>, acessado em 6/1/2020.
11 Loren Decker, “Biblical Memorials”. Disponível em <bit.ly/3hMMBcd>, acessado em 6/1/2020.
12 Mayo Clinic Staff, “Stress Relief from Laughter? It’s No Joke”. Disponível em <mayocl.in/3olhIxZ>, acessado em 6/1/2020.
Pastores, anciãos e membros da igreja, professores de Escola Sabatina, líderes de clubes de Aventureiros e Desbravadores e profissionais da educação devem ajudar as crianças a lidar com os problemas da vida.