No seu dia, estimado pastor da Divisão Sul-Americana, faço minhas as palavras do apóstolo João: ‘Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma’ (III João 2).
“Aceite minha profunda e sincera gratidão pelo carinho e atenção dispensados ao rebanho que o Senhor lhe confiou. Que Ele, por Sua infinita misericórdia, continue dando a você sabedoria e prudência para conduzir esse rebanho às moradas celestiais.”
“A graça de Deus esteja com você.”
— Ruy Nagel
Presidente da Divisão Sul-Americana da IASD
“Nesta vida, creio que nenhuma homenagem poderá expressar plenamente a devida gratidão ao pastor. Quem poderá contabilizar ou medir o amor de um homem que um dia decidiu viver para servir?”
“Muito obrigado, querido pastor, por sua vida, por sua família e pelas horas intermináveis de trabalho incansável em favor dos perdidos.”
— Alejandro Bullón
Secretário ministerial da Divisão Sul-Americana
“Minha saudação fraterna aos ministros de Deus, ao valente exército de pastores abnegados da nossa União Peruana e de toda a Divisão Sul-Americana. O Senhor nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz; e não apenas isso, mas também nos chamou como pastores do Seu rebanho. Quando compreende mos essa realidade, brota em nosso coração um profundo sentimento de gratidão por servir ao Senhor.”
“Estamos nas fileiras do ministério apenas pela misericórdia de Deus. Trabalhemos, pois, com o mesmo sentimento revelado pelo apóstolo Paulo: ‘Sou grato para com Aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando- me para o ministério’ (ITim. 1:12).”
“Nesta oportunidade comemorativa das vocações ministeriais, redobremos nosso es forço para servir, jun to com nossa família, a Deus e à Igreja. Hoje, não compreendemos tudo o que representa nosso ministério; porém um dia, ao estarmos diante de Jesus, compreenderemos em sua verdadeira dimensão a obra realizada por nós.”
“Que as palavras do apóstolo Pedro sejam uma inspiração para nosso viver diário: ‘Ora, logo que o Supremo Pastor Se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória’ (I Ped. 5:4).”
— Barito Lazo Rivera
Secretário ministerial da União Peruana
Nesta ocasião tão especial, quando a Igreja reconhece seu labor como pastor, desejo expressar minha gratidão e meu reconhecimento por seu ministério e, ao mesmo tempo, felicitá-lo pela grande demonstração de amor e entrega diante da grei do Senhor.
“Lembre-se de que a jóia que coroa um pastorado de êxito não é um sermão perfeito, muito menos um batistério cheio. Também não é um calendário eclesiástico sobrecarregado; mas saber que o fruto do nosso trabalho brota de uma vida consagrada e dedicada ao Senhor, independente do preço a ser pago.
‘Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares’ (Jos. 1:9).”
— Fidel Guevara
Secretário ministerial da União Equatoriana
Não pode haver maior privilégio do que ser um pastor escolhido por Deus. Desejo a você, pastor, as mais ricas bênçãos no desempenho de sua sagrada missão como ministro do evangelho. Tenho a certeza de que você foi es colhido de maneira especial; quem sabe, como Jeremias que foi chamado antes de nascer: ‘Antes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações’ (Jer. 1:5).
— Moisés Rivero
Secretário ministerial da União Boliviana
Nos tempos atuais, existem alguns tipos de pasto res, como o pastor profissional, o pastor social,
o pastor secular, o comunicador, etc. Mas igrejas e sociedade precisam urgentemente de pastores espirituais.
“O chamado para o ministério é, primeiramente, um chamado à espiritualidade. A espiritualidade é pessoal. Ela precisa ter uma dimensão particular antes que possa exercer influência pública. É uma resposta à iniciativa divina; não somente algo que iniciamos em nós e por nós mesmos.
“Nenhuma potência do inferno pode adulterar a alma do ministro genuinamente espiritual,
que se refugia na doce intimidade com o Cristo da cruz e do sepulcro vazio.
“Que Deus derrame sobre você, através da Palavra, aquela espiritualidade que só Ele pode dar à vida e ao ministério de um pastor totalmente consagrado à sua missão.”
— José Sílvio Ferreira.
Secretário ministerial da União Este-Brasileira
“Pastor – essa é a divisa preconizada pelo próprio título; homem de fé, de amor iluminado, que leva aos corações cansados o bálsamo do calvário. O pastor é um líder-servo que vive um cha mado e tem uma missão. Ele pre cisa diariamente ‘descer para a grandeza’, ou, como disse Jesus, ‘porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande’ (Luc. 9:48).
“Seu ministério só pode ter dois símbolos: ‘a cruz, sinal de submissão, e a toalha, sinal de serviço.’ O sentido e o propósito de sua existência dependem de sua relação com Deus. Você, pastor, é chamado para viver o plano divino cada dia. As palavras mais importantes para um pastor são estas: missão e colaboração. E as menos importantes são: posição e competição.
“O pastor entende que, no rei no de Deus, fama não é o alvo. Pois o seu ministério ‘não é a medida da vontade própria, mas sim da auto-entrega’.”
— Jair Garcia Góis
Secretário ministerial da União Nordeste-Brasileira
Lembrar o Dia do Pastor é algo muito significativo e
que cria uma profunda impressão na mente daquele que
está seriamente comprometido com a obra de Deus. Alegra-nos que
sejamos especialmente lembrados uma vez por ano. Há momentos em que, aparentemente, ninguém reconhece o trabalho realizado, a dedicação empenhada em favor da Igreja. E nos sentimos sós.
“Precisamente quando temos tais sentimentos de solidão e desâni mo é que devemos meditar em nossa vida e nosso trabalho para Deus. Devemos aproximar-nos mais dEle em busca de poder. Disse o após- tolo: ‘Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.’
Não pode haver maior privilégio do que
ser um pastor escolhido por Deus. Desejo
a você, pastor, as mais ricas bênçãos no desem penho de sua sagrada missão como ministro do evangelho. Tenho a certeza de que você foi es colhido de maneira especial; quem sabe, como Jeremias que foi chamado antes de nascer: ‘An tes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações’
(Jer. 1:5).”
José Sílvio Ferreira.
Secretário ministerial da União Este-Brasileira
“Não arrefeçamos nossas forças; não nos deixemos esmorecer por causa da difícil tarefa; não descuidemos nossa vocação. ‘Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tomando-vos modelos do rebanho’ (I Ped. 5:2 e 3).
“Desejamos a todos um feliz Dia do Pastor. Que Deus os abençoe a às respectivas famílias.”
— Carlos Sanchez Ruiz
Secretário ministerial da União Chilena
Por ocasião do Dia do Pastor, quero manifestar meu reconhecimento à pessoa do pastor adventista. É um homem lutador, que leva avante uma tarefa enobrecedora, promovendo a paz, o amor e a amizade cristã. Busca sempre o equilíbrio entre família e Igreja, pondo Cristo em primeiro lugar.
“As palavras são frágeis para expressar a gratidão por tudo que você, pastor, tem feito em favor do rebanho do Senhor. Jamais se esqueça de espelhar-se no Supremo Pastor Jesus Cristo. É dEle que vem a força para superar as fraquezas, motivação para os momentos de desânimo; esperança, quando tudo parece perdido.
— Arlindo Guedes
Secretário ministerial da União Sul-Brasileira
“O Dia do Pastor é nosso dia. E porventura existe um dia que não seja nosso? Existe um dia em nossa vida no qual podemos dizer que estamos livres de nosso chamado e investidura? Homem e pastor, esposo e pastor, pai e pastor, amigo e pastor, conselheiro e pastor, administrador e pastor. A lista é interminável. E em cada uma dessas identificações conjuga- se um extraordinário milagre de Deus, pois, sendo seres humanos, débeis e falíveis, temos o compromisso de unir as mãos do homem com as de Deus.”
“Que privilégio o nosso! Que sagrada responsabilidade! Muito obrigado, queridos pastores e amigos, por tanto esforço, dedicação e amor à causa de Deus. Desejo que Seu Espírito nos encha de poder para conduzir milhares de homens, mulheres, jovens e crianças aos pés do nosso Senhor. Feliz Dia do Pastor.”
— Roberto Pinto
Secretário ministerial da União Austral
O Dia do Pastor é apenas um dia no calendário eclesiástico. Porém todos os dias lhe pertencem. A verdadeira homenagem não deveria ser apenas uma vez por ano, mas todos os dias.
“Ser pastor significa colocar o rebanho sob seus cuidados diante do Senhor, alimentar, tratar, visitar, proteger, abrigar, conduzi-lo às verdejantes pastagens e às águas tranqüilas.
“Um dia, você se colocou nas mãos de Deus. E cada manhã renova esse voto de fidelidade. Os Céus contemplam com alegria o verdadeiro pastor que trabalha segundo o coração de Deus.
“Que nesta ocasião especial, você receba da Igreja todo carinho e amor.”
— Mário Valente
Secretário ministerial da União Central-Brasileira
Em um mundo onde líderes e religião institucional sofrem os mais diversos ataques, o pastor deve falar e agir em nome de Deus. E, muitas vezes, ele se queda angustiado por não saber como interpretar as atitudes de Deus para com Suas ovelhas. Há também a obrigação de demonstrar harmonia entre o que prega e o modo co-mo vive. É uma realidade assustadora, porque nenhum de nós é suficientemente apto para a tarefa, nem digno da confiança que nos foi outorgada.
“Mas o pastor experimenta a glória do ministério, que está entretida com a conquista e conservação das pessoas na igreja. Essa glória é percebida ao pregar às congregações, momento em que ele intercede pelos pecadores e os leva aos pés da cruz. É um privilégio permanecermos entre Deus e o povo. ‘Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós’ (II Cor. 4:7).
“Glória a Deus, pois, em vasos de barro, somos tidos como tesouros do Senhor, guardados como herança de Sua glória.”
— Rafael L. Monteiro
Secretário ministerial a União Norte-Brasileira