Tornar público o nome da Igreja é uma das formas de evangelização. Há poder no nome da nossa Igreja. “O nome adventista do sétimo dia leva os traços da verdade de nossa fé e convencerá a mente inquiridora”, afirmou Ellen G. White. Manter o nome adventista do sétimo dia diante do povo, através da mídia e do relacionamento pessoal desenvolvido pelos membros em várias organizações cívicas, cria conscientização, credibilidade e confiança que são fundamentais para o evangelismo.
Ao oferecer algumas diretrizes para cumprir esse objetivo, Cindy Kurtzhals, diretor de Comunicação da Associação da Flórida, nota que cada vez que o nome adventista é mencionado em um artigo, spot, ou programa, o conteúdo da mensagem pode dar esperança ao leitor, ouvinte ou observador. E, mais im-portante, dá ao Espírito Santo mais uma oportunidade para trabalhar nos corações.
Observe as dicas de Kurtzhals. Ao empregá-las, lembre-se de usar corretamente o nome da Igreja, evitando abreviá-lo.
Promova e divulgue eventos. Três igrejas na Flórida realizaram uma série de concertos divulgados por uma efetiva campanha publicitária na mídia. Muitos convidados foram atraídos pela identificação adventista do sétimo dia e acabaram aceitando a Cristo. Somente uma igreja, com 69 membros, recebeu 175 visitas para o concerto.
Escreva para jornais. Dê sua opinião sobre alguma notícia, apresentando o ponto de vista adventista. Essas pequenas manifestações dão uma visão positiva e, ao mesmo tempo, partilham a nossa esperança. Pode também manter uma coluna diária ou semanal sobre saúde, família, análise de problemas sociais, eventos proféticos, entre outros assuntos. Construa um bom relacionamento com os editores e, eventualmente, eles o convidarão para escrever alguma coisa.
Divulgue suas campanhas evangelísticas. Mobilize o departamento de comunicação de sua igreja para um esforço sistemático de publicidade em torno da campanha evangelística que você está fazendo. Devem ser utilizados jornais, rádio e televisões locais e regionais. Você vai ver que alguns novos interessados surgirão.
Divulgue eventos comunitários. Inaugurações de escolas, seminários, distribuição de roupas, alimento e remédio a pessoas necessitadas ou vítimas de algum sinistro, são fatos que mostrarão o interesse da Igreja na solução dos problemas sociais. Use o clube de desbravadores.
Convide repórteres. Quando realizar programações como um curso para deixar de fumar, por exemplo, convide repórteres para assistir aos eventos e noticiá-los.
Anuncie pela mídia. Compre anúncios em vários órgãos a fim de promover uma imagem positiva de sua igreja, ou informar a comunidade sobre os cultos ou eventos especiais. Um pequeno investimento nesse sentido pode gerar grandes resultados. Encare o anúncio pago como um investimento, não como uma despesa. Coloque sua igreja em listas telefônicas, jornais, catálogos, revistas e guias turísticos.
Participe de programas. Contate a produção de programas de entrevistas no rádio e na televisão. Os produtores sempre estão à procura de entrevistados bem articulados e interessantes, que tenham algo a dizer. Você pode ser incluído em sua lista.
Cultive amizade. Lembre-se das pessoas que lhe abrem portas na mídia, em datas especiais do ano. Envie-lhes um cartão de Natal, um cumprimento pelo aniversário, ou uma mensagem de apreciação por algum trabalho.
Mantenha pontos representativos. Se as pessoas não podem encontrá-lo facilmente, provavelmente irão a algum outro local mais claramente identificável. Lembre-se de manter constantemente sinais ou meios que representem a Igreja. Pode ser uma placa, um monumento ou um outdoor contendo alguma mensagem e o endereço; algo de boa qualidade, sem deteriorações.
Aproveite os acontecimentos. Crie eventos na igreja em conjunto com o que acontece na comunidade. Se houver uma calamidade, como enchente, incêndio de grandes proporções, seca prolongada, terremoto, acidente ecológico, etc., promova um dia de oração e divulgue-o. Após o dia 12 de setembro do ano passado, algumas igrejas de Nova York abriram as suas portas ao público para aconselhamento e oração. Trabalhe em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, incluindo-as também em sua publicidade.