Se houver uma universidade próxima de sua casa, é provável que haja alunos adventistas freqüentando-a. Como atender às suas necessidades?
Oitenta mil jovens adventistas de ambos os sexos estão estudando em colégios e universidades em todo o mundo. Aproximadamente metade desta cifra freqüenta nossas escolas, enquanto a outra metade faz seus cursos em instituições não adventistas. A maioria dos que pertencem à segunda parte, matricula-se em universidades públicas, porque nossas escolas não oferecem os programas nos quais eles es-tão interessados ou simplesmente porque não há pós-graduação em instituições adventistas em sua terra natal.
Esses jovens que freqüentam universidades públicas representam um setor grandemente talentoso e motivado de nossa igreja. Eles estão numa fase crítica de sua vida, tomando decisões importantes. Em poucos anos eles começarão a assumir o destino de nossa igreja como dirigentes leigos de influência nas congregações locais e como membros de comissões executivas. Suas habilidades os tornarão necessários como membros de comissão de nossas escolas, instituições de saúde e centros administrativos. Na verdade, nossa missão estaria em perigo sem seus dedicados talentos.
Durante esse tempo, contudo, eles enfrentam sérios desafios: a assunção naturalística que serve de base à maioria dos cursos, a influência de alguns professores descrentes, a perda do estilo de vida seguido por muitas das nossas universidades, pressões políticas e atividades acadêmicas ou exames no sábado. Alguns de nossos jovens entram nesta arena sem o devido preparo, e alguns deles acham tais de-safios fortes demais para sua fé.
Em alguns lugares, líderes que pensam no futuro têm reconhecido estas necessidades especiais dos estudantes e têm dado passos no sentido de supri-las, indicando capelães, provendo bolsas de estudo, sustentando o pessoal das associações de estudante, patrocinando residências, organizando seminários e procurando envolver ativamente o estudante na vida da igreja.
Três departamentos da Associação Geral — os Ministérios da Igreja, Ministérios de Capelania e o de Educação — uniram recentemente seus esforços para fornecer apoio contínuo aos que procuram atender às necessidades espirituais, intelectuais e sociais dos alunos de nos-sos colégios e universidades em âmbito mundial. Operando mediante o AMICUS (Adventist Ministry to College and University Students), eles começaram a levar a efeito um programa destinado a:
- 1. Incentivar as Divisões e Uniões mundiais a estabelecerem em nível regional, correspondente do AMICUS Committee — com representantes dos ministérios da igreja local, ou seja, dos jovens, educação, ministerial e liderança estudantil
Mesmo a possibilidade de haver um capelão que dê assistência espiritual aos alunos universitários que não estudam em instituições adventistas, não deve ser descartada.
- 2. Assistir as Divisões e Uniões na organização de seminários e retiros espirituais, selecionando assuntos relevantes, e convidando oradores especializados.
- 3. Cooperar com as Divisões e Uniões em prover escritórios para capelães de Campus adventistas, líderes de jovens e trabalho pastoral nos centros universitários.
- 4. Produzir material para apoiar as atividades de adestramento e pesquisa, de estudantes universitários e profissionais jovens.
Afora este programa, AMICUS começou a publicação de College and University Dialogue em quatro edições paralelas (inglês, francês, português e espanhol). Esta publicação conjunta de 36 páginas tem sido enviada de graça pelo correio para milhares de estudantes em todas as Divisões. Ela contém artigos incentivadores sobre o papel da fé cristã no mundo contemporâneo, notícias de atividades de estudantes universitários, entrevistas com profissionais adventistas de êxito e idéias práticas sobre pesquisas.
O que você pode fazer
Se você é pastor, líder ou administrador adventista, preocupado com o crescimento desse setor dos nossos membros, o que pode fazer?
Faça uma lista ou crie seu fichário. Faça uma listagem dos alunos do colégio ou universidade da região. Faça a mesma coisa com os professores adventistas. Torne esse fichário dispo-nível ao diretor de jovens ou de educação de sua Associação, União ou Divisão, e peça-lhe conselho a respeito de materiais e atividades apropriados para este grupo. Certifique-se de que esses alunos estão cientes dos programas disponíveis em nossos próprios colégios e universidades. Incentive aqueles que são qualificados a transferirem sua matrícula.
Ajude-os a se organizarem. Se você conseguir localizar um número suficiente de alunos universitários, convide-os para uma reunião. Ouça-lhes as opiniões e discuta a possibilidade de fundar uma associação local ou regional de estudantes adventistas de encorajamento mútuo e de pesquisa. Se houver também professores adventistas, permita-lhes servirem como conselheiros. Discutam um programa de atividades próprias para preencher-lhes as necessidades e ajudá-los a sentir que realmente pertencem à igreja. Busque a assistência de professores de nossos próprios colégios e universidades.
Mantenha-lhes viva a fé. Certifique-se de que os estudantes universitários são bem-vindos a sua congregação. Alguns poderão estar agora à margem da vida cristã e necessitarão de um convite especial. Outros podem ser novos na região e querer fazer parte de uma família da igreja. Organize uma classe de Escola Sabatina para jovens e coloque um professor dinâmico e agradável. Quando preparar o sermão, lembre-se deles. Forneça à biblioteca de sua igreja livros básicos e programas de audiovisual que tratem de assuntos de interesse dos estudantes. Use seus talentos para preencher posições de responsabilidade da congregação. Não se assuste com algumas das perguntas que eles façam. Eles podem estar buscando respostas para algumas das perguntas difíceis que lhes são feitas no campus. Planeje uma refeição ocasional para eles e convide seus amigos. Sugira pesquisa apropriada e programas de trabalho nos quais eles possam tomar a iniciativa. Lembre-se de que eles têm direto acesso aos futuros líderes da sociedade.
Mantenha-se em contato com eles. Se um membro jovem de sua congregação viajou para estudar em uma universidade pública, localize uma igreja próxima e escreva ao pastor, pedindo-lhe que visite esse estudante. Em geral é muito mais fácil manter esses estudantes como membros ativos do que converter profissionais não adventistas. Ajude seus estudantes universitários a se manterem em contato com a igreja, enviando-lhes publicações adventistas pelo correio, tais como o Colegial e a Revista Adventista, bem como o boletim da União. Envie o nome e o endereço de alunos e professores que estudam em instituições não adventistas, para Humberto M. Rasi ou para Israel Leito (Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, 12501 Old Columbia Pike, Silver Spring, MD 20904, USA) e cuidaremos para que eles recebam um exemplar grátis de Diálogo através de nossos representantes regionais. Se você mesmo desejar obter um número desta publicação, siga o mesmo procedimento acima.
Providencie um ministério custeado. Muitos estudantes universitários estão de tal maneira absorvidos com seus programas intensivos que não podem dedicar muito tempo a outras atividades proveitosas. Precisam, porém, saber que a igreja os aprecia e apóia. Faça planos nesse sentido. Peça a assistência de professores universitários e de outros profissionais de sua congregação que passaram pela experiência da universidade. Se houver concentração de estudantes universitários em sua área, peça à comissão de sua igreja ou Associação que considere a possibilidade de indicar um capelão ou um pastor para trabalhar especialmente para eles.
Os leitores interessados em saber mais a respeito deste ministério especializado, são convidados a entrar em contato com representantes regionais de AMICUS ou comigo mesmo ou Israel Leito, na Associação Geral.
Jesus, que nos ensinou a amar a Deus de todo o nosso ser (incluindo nosso pensamento), deseja fortalecer Seus seguidores dos Campus de tal maneira que Sua luz possa brilhar também com intensidade nas salas de aula seculares, nos laboratórios e residências dos estudantes. Sobretudo, Ele deseja ver todos os sinceros de coração — mesmo nos campos universitários — transformados pelo poder de Seu amor e salvos para a eternidade.