Ao nos dedicarmos ao esforço final do programa de Colheita 90, devemos concentrar todos os esforços, energias, finanças e outros recursos na obtenção da vitória. Agora é o tempo de intensificarmos ao máximo as atividades evangelísticas. O Pastor Neal C. Wilson nos lembra: “Conservemos em mente que o alvo final ainda não foi alcançado. Faltam apenas seis trimestres para entoarmos o hino da vitória. Precisamos acelerar de maneira unida nossas atividades, a fim de culminar de maneira bem-sucedida a Colheita 90, por ocasião da próxima Sessão da Associação Geral.”

Comparando Colheita 90 com uma corrida a pé, graças a Deus, todas as Divisões estão correndo bem. Ao nos aproximarmos da reta de chegada, devemos pôr todo o empenho na arrancada final. Nos eventos esportivos, os corredores fazem um tremendo esforço ao se aproximarem do fim da corrida. Eles concentram todas as suas energias, aceleram ao máximo o passo e desenvolvem ao máximo a velocidade.

A Comissão Consultiva de Colheita 90, dirigida pelo Pastor Kenneth Mittleider, reuniu-se para fazer planos sugestivos para uma conclusão triunfante do programa de Colheita 90. A comissão recomendou usar o lema “Vitória de Colheita 90” para a culminação do programa, como uma demonstração de nossa fé de que a vitória será ganha pelo poder de Deus e a integral participação da igreja.

Estratégia para 1989

A estratégia visa a aumentar as atividades missionárias e produzir uma gigantesca explosão de evangelismo global, a fim de elevar ao máximo os batismos.

Seria ideal que as Divisões, Uniões e campos locais alcançassem seu alvo total de Colheita 90 durante 1989; assim, os resultados obtidos em 1990 seriam um lucro líquido. Até a época em que este artigo foi escrito (setembro de 1988), três Uniões e sete campos locais já haviam ultrapassado seu alvo de Colheita 90. Tudo deveria ser feito ciente de quão perto está a culminação de Colheita 90, a fim de mobilizar administradores, líderes departamentais, pastores e membros da igreja para tomarem parte na excitante fase final. Também seria bom usar vários métodos para levar centenas de milhares de pessoas interessadas a tomarem sua decisão de ser batizadas.

Programa evangelístico global

Para o último ano de Colheita 90, julho de 1989 a junho de 1990, a comissão sugere fazer algo audacioso: uma campanha evangelística de âmbito mundial. Esta seria um programa gigantesco global de totais e permanentes atividades evangelísticas, envolvendo a participação de todas as forças da igreja.

O precedente para esta campanha de amplitude mundial são as campanhas de âmbito continental e nacional, nas quais todos os membros de um país ou de uma grande região se unem em um programa de envangelismo por um ano inteiro. Campanhas nacionais estão sendo planejadas para 1989 na Espanha, Brasil, Filipinas e Indonésia. Para 1990, várias Divisões estão fazendo planos para campanhas continentais.

Durante o último ano de Colheita 90, todos os campos e igrejas locais em todo o mundo estarão realizando atividades evangelísticas e missionárias. Algumas dessas atividades serão permanentes e outras realizadas apenas durante certas épocas do ano.

Participantes da Campanha Evangelística Mundial

  • a) Associação Geral, Divisão, União e o pessoal do campo local, devem ser convidados a dar exemplo e servir de inspiração para que os obreiros e leigos tomem parte nas atividades evangelísticas.
  • b) Cada pastor deveria tomar parte ativa no evangelismo e treinamento dos membros da igreja para a conquista de almas.
  • c) Cada departamento da igreja deveria fazer planos específicos para colaborar em alguma espécie de atividade ganhadora de alma.
  • d) Cada instituição deve adaptar suas atividades a um ponto de aproximação evangelístico.
  • e) O verdadeiro segredo do sucesso será uma gigantesca mobilização dos milhões de membros da igreja inteiramente treinados para conquistar almas.

O Campo Local e a Campanha Evangelística Mundial

Seria bom que os líderes, pastores e igrejas se empenhassem no evangelismo e tornassem o ganho de almas uma prioridade absoluta. Será necessário destinar fundos suficientes para este ataque. Recomenda-se que sejam levadas a cabo as seguintes atividades:

  • a) Uma campanha evangelística metropolitana na maior cidade do campo local. Isto incluirá uma campanha evangelística em cada igreja, e outra dirigida pelas congregações fixas em um novo território.
  • b) Seminários Revelação múltiplos.
  • c) Recrutamento e treinamento de membros da igreja para tomarem parte em atividades evangelísticas e missionárias diversas.
  • d) Batismos mensais nas igrejas.

O ideal é que cada igreja e a maioria dos membros da igreja participem ativamente da campanha evangelística mundial juntamente com os pastores e anciãos que atuam como líderes e principais corredores de vanguarda. Recomendamos que seja posto em execução um programa de evangelismo com dois tipos de atividades:

  • 1. Atividades Evangelísticas permanentes (durante todo o ano)
  • a) Estudos bíblicos por pastores e pessoas leigas.
  • b) Classes batismais para adultos, jovens e juvenis.
  • c) Evangelismo interno — ganhar parentes e filhos de membros da igreja.
  • d) Evangelismo em família: Cada família da igreja conquistar um membro da família e um amigo ou vizinho para Cristo.

  • 2. Atividades Evangelísticas Gerais
  • a) Campanha evangelística na igreja pelo pastor ou pessoa leiga.
  • b) Campanha evangelística em um novo território.
  • c) Seminários Revelação — dirigir tantos quantos possível.
  • d) Lares: 25% dos lares dos membros da igreja devem ser centros de evangelismo para a comunidade.
  • e) Outros métodos apropriados.

Participação do membro da Igreja

Nesta campanha global, o verdadeiro segredo do sucesso será o grau de envolvimento dos membros da igreja. O ideal é que cada membro participe de algum tipo de atividade missionária. Nosso alvo é:

  • 1. Um milhão de membros envolvidos em atividades ganhadoras de almas, tais como:
  • a) Dirigir campanhas evangelísticas.
  • b) Preparar candidatos para o batismo.
  • c) Dirigir Seminários Revelações.

  • 2. Quatro milhões de membros envolvidos em atividades missionárias tais como:
  • a) Dar testemunho pessoal.
  • b) Trazer pessoas para atividades da igreja.
  • c) Distribuir folhetos.
  • d) Visita de casa em casa.
  • e) Participação em comissão de campanhas evangelísticas.
  • f) Desempenhar outras atividades missionárias.

Seria vantajoso que cada igreja em todo o mundo treinasse 20% de seus membros em atividades ganhadoras de almas diretas e 80% em atividades gerais.

Até o presente, os métodos mais bem-sucedidos de conquistar almas em todo o mundo são:

  • 1. Evangelismo público: todos os tipos de campanhas evangelísticas dirigidas por evangelistas, pastores e pregadores leigos.
  • 2. Estudos bíblicos: dados a grupos, famílias ou indivíduos por pastores e pessoas leigas.
  • 3. Classe batismal: funcionar permanentemente durante todo o ano. É bom organizar classes separadas para adultos, jovens e juvenis.
  • 4. Seminários Revelações: realizar em igrejas, escolas, hotéis, etc.
  • 5. Lares usados para atividades evangelísticas tais como: estudos bíblicos, seminários e ramos da Escola Sabatina.
  • 6. Batismos freqüentes: Comumente um batismo é a melhor ocasião para conseguir decisões para futuros batismos.

Festival de batismo

A estratégia geral de Colheita 90 deve aumentar os resultados batismais anualmente, desde que haja mais membros e pastores cada ano.

Para culminar Colheita 90, deveriam ser realizados batismos em cada igreja. Seria bom que esta cerimônia fosse evangelística e que se fizesse apelo para decisões e que se conseguisse o nome dos visitantes, a fim de que eles fossem visitados tão logo fosse possível.

São sugeridas as seguintes datas para batismos em âmbito mundial: 1) 30 de setembro de 1989; 2) 23 de dezembro de 1989; e 30 de março de 1990. Dever-se-ia realizar também um batismo Vitória da Colheita 90 em 26 de maio de 1990, precisamente antes da sessão da Associação Geral. O último batismo de Colheita 90 poderia ser realizado em 30 de junho de 1990.

Ênfase espiritual

É importante que a culminação de Colheita 90 conte com uma forte ênfase espiritual. O Pastor Neal C. Wilson recomenda: “Quando entrarmos na fase final de Colheita 90, apelo à igreja mundial e a cada membro a descobrir a alegria da genuína renovação e reavivamento espiritual baseado na leitura da Bíblia, na oração intercessória e no testemunho pessoal e público.’’ A Comissão Consultiva de Colheita 90 acha que deve ser realizada uma semana especial de oração e reavivamento no início da Campanha Evangelística Mundial em julho de 1989.

Desafio

Cada Divisão e União é instada a estudar estas sugestões e fazer seus próprios planos para a Vitória da Colheita 90 e a Campanha Evangelística Mundial.

A Comissão Consultiva de Colheita 90 desafia a que o alvo de fé para a Campanha Evangelística Mundial sejam 600 mil batismos. É tempo de colheita. A obra deve ser terminada em um esplendor de glória e poder de fazer pasmar ao mundo. Os ministros e o povo de Deus devem tornar-se uma chama de fogo para Ele.

Colheita 90 acha-se em fase final. Agora é tempo de acelerarmos ao máximo nossos esforços. É tempo de darmos prioridade absoluta ao evangelismo. É tempo de fazermos planos grandes e ousados. Tempo de destinarmos mais fundos ao evangelismo. De realizar uma gigantesca mobilização de todas as forças da igreja. Tempo de lançarmos uma ofensiva evangelística total. É tempo de produzirmos uma explosão evangelística global. Agora é tempo de nos erguermos e conquistar a vitória.

Disse o Pastor Neal Wilson: “Desafio a igreja a lançar um movimento evangelístico maciço, que produza os mais gloriosos resultados da história de nossa igreja — tudo isto mediante a operação miraculosa da graça de nosso Senhor e Salvador, e do ministério do Espírito Santo.”

Conclamamos cada crente a unir as mãos conosco na transformação de Colheita 90 em um acontecimento marcante na terminação da tarefa. Que o nosso moto seja: Cada qual um conquistador em nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo.

Carlos E. Aeschlimann.